Novo coronavírus: Desenvolvimento Social orienta moradores de rua
Assistentes sociais e técnicos da vigilância sanitária da Prefeitura de Aracruz estão circulando pelas ruas do município para conscientizar as pessoas em situação de rua em relação aos cuidados para prevenção contra o novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Rosilene Filipe dos Santos Matos, a ideia é oferecer para estas pessoas a possibilidade de realização do isolamento social através do retorno à casa das famílias ou ainda por meio do aluguel social em caráter provisório.
Quem aderir ao aluguel social terá todo o suporte para se manter em isolamento como colchão, lençol, kit de higiene e alimentação. A medida vai atingir os moradores de rua cadastrados no serviço de assistência do município. Aqueles moradores nesta situação vindos de outras cidades serão encaminhados para seus lugares de origem.
A abordagem educativa é uma orientação do governo municipal e do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Primeiramente, a população de rua receberá informações sobre os riscos de permanecer nas ruas e sobre as alternativas para se proteger neste período de restrições à circulação na cidade.
No entanto, explica a secretária, caso o morador não opte pela adesão, e haja necessidade, o poder público poderá impetrar junto ao judiciário uma medida de coerção, submetendo-o ao acolhimento em algum espaço social ou familiar ou à internação compulsória.
Durante todo o ano, a secretaria costuma atuar, semanalmente, na abordagem à população de rua, respeitando as premissas da Política Nacional de Assistência Social. O trabalho disponibiliza serviços, faz o direcionamento para tratamento, orienta o retorno do morador para casa e motiva a reconstrução dos vínculos familiares mediante a aceitação destas pessoas.
“O serviço de abordagem social não tem o cunho de obrigá-lo a aceitar nenhuma oferta. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades para que o morador de rua possa, de acordo com o entendimento dele, mudar a própria história”, declara Rosilene.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Terra, trabalho e pecuária: cavalgada do Cmebti Esther Nascimento dos Santos resgata tradição de Aracruz
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Secretaria de Pecuária e Pesca realizou cursos de capacitação para trabalhadores e comunidade
- Aracruz prepara Progressão Horizontal por Merecimento para servidores municipais
- Museu de Santa Cruz recebe exposição e programação especial durante a Primavera dos Museus
- 28ª edição da tradicional festa de Santa Rosa acontece de 03 a 06 de setembro
- Ensino da Matemática por meio cultura africana fortalece práticas pedagógicas para a educação das Relações Étnico-Raciais
- 13ª CONVOCAÇÃO - SEMDS Nº 001/2026
- Professoras de Educação Especial-Deficiência Auditiva (DA) participam de formação com debate aberto e colaborativo e troca de experiências
- Trupamba Cia. Teatral representa Aracruz e conquista três premiações em Festival Nacional de Teatro de Guaçuí