Novo coronavírus: Desenvolvimento Social orienta moradores de rua

Assistentes sociais e técnicos da vigilância sanitária da Prefeitura de Aracruz estão circulando pelas ruas do município para conscientizar as pessoas em situação de rua em relação aos cuidados para prevenção contra o novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Rosilene Filipe dos Santos Matos, a ideia é oferecer para estas pessoas a possibilidade de realização do isolamento social através do retorno à casa das famílias ou ainda por meio do aluguel social em caráter provisório.
Quem aderir ao aluguel social terá todo o suporte para se manter em isolamento como colchão, lençol, kit de higiene e alimentação. A medida vai atingir os moradores de rua cadastrados no serviço de assistência do município. Aqueles moradores nesta situação vindos de outras cidades serão encaminhados para seus lugares de origem.
A abordagem educativa é uma orientação do governo municipal e do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Primeiramente, a população de rua receberá informações sobre os riscos de permanecer nas ruas e sobre as alternativas para se proteger neste período de restrições à circulação na cidade.
No entanto, explica a secretária, caso o morador não opte pela adesão, e haja necessidade, o poder público poderá impetrar junto ao judiciário uma medida de coerção, submetendo-o ao acolhimento em algum espaço social ou familiar ou à internação compulsória.
Durante todo o ano, a secretaria costuma atuar, semanalmente, na abordagem à população de rua, respeitando as premissas da Política Nacional de Assistência Social. O trabalho disponibiliza serviços, faz o direcionamento para tratamento, orienta o retorno do morador para casa e motiva a reconstrução dos vínculos familiares mediante a aceitação destas pessoas.
“O serviço de abordagem social não tem o cunho de obrigá-lo a aceitar nenhuma oferta. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades para que o morador de rua possa, de acordo com o entendimento dele, mudar a própria história”, declara Rosilene.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais