Coronavírus: PMA notifica 81 estabelecimentos desde a ordem de fechamento
Desde o dia 19 de março até a última quinta-feira (26) uma equipe de fiscalização da prefeitura notificou 81 estabelecimentos que deveriam estar fechados, de acordo com o Decreto que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19.
Segundo o Secretário de Transporte e Serviços Urbanos Paulo Neres a fiscalização tem o intuito de orientar e cumprir as medidas. “Nem todas as pessoas têm acesso ao Decreto e muitas não ficam sabendo. Então, a fiscalização tem o papel de ir aos locais notificar e fazer esse serviço de orientação”.
O Secretário explica que os fiscais primeiramente avisam e solicitam o fechamento imediato. “Se os estabelecimentos abrem novamente, levamos a Polícia Militar e interditamos o ambiente com adesivo e multa. Se insistir terá o alvará cassado”, completa dizendo que não teve nenhum caso do tipo registrado até o momento.
A fiscalização compreende a orientação para que as pessoas desocupem quadras e praças; solicitação de reforço na higiene dos supermercados; fechamento de bares, motéis, lanchonete e afins; todas as ações de acordo com o Decreto em vigor no dia da fiscalização.
Os fiscais estão trabalhando intensamente em plantão 24h, 7 dias por semana. Desde o primeiro decreto do prefeito, colocando a cidade em conformidade com as orientações oficiais e evitando aglomerações.
Sobre o Decreto
Conforme o último Decreto N.º 37.801, fica suspenso o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, confeitarias, cafeterias, “food-trucks”, comércio ambulante de alimentos e de consumo imediato.
O funcionamento interno poderá ocorrer com atendimento através de entrega em domicílio (delivery), bem como a entrega imediata, regulando-se o fluxo de clientes (um por vez para a retirada), sem a oferta de mesas e cadeiras, não sendo permitidas aglomerações de quaisquer tipos: na calçada, em frente ao estabelecimento, e obedecendo às normas sanitárias previstas na legislação em vigor.
Em caso de desobediência, o local poderá ter a licença de operação do estabelecimento suspensa, sem prejuízo de demais punições administrativas, cíveis e criminais dos envolvidos.
CLIQUE AQUI para acessar o decreto na íntegra.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz