Médicos da rede municipal participam de capacitação sobre Abordagem Sindrômica

Os médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Atenção Básica e Ginecologistas da rede municipal participaram ontem (26) à tarde de uma Capacitação com o tema “DST/HIV/Aids e Hepatites Virais – Abordagem Sindrômica”, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde (Semsa). O assunto foi abordado pelo especialista em Infectologia e Clínica Médica, do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Rodrigo Leal Silva Bussular.
A Abordagem Sindrômica é uma forma preconizada pelo Ministério da Saúde, em que o paciente com DST já recebe em uma única consulta o diagnóstico, sai com o tratamento e aconselhamento encaminhados, para que assim seja feito de forma correta, porque muitas pessoas ainda procuram as farmácias, ao invés das Unidades de Saúde, que são os locais adequados para fazer o atendimento.
A médica da Unidade de Saúde do bairro Guaxindiba, doutora Erica Auer Penha participou da capacitação. “O encontro foi maravilhoso porque foi bem direcionado à prática que aplicamos no nosso dia a dia. DTS é um assunto muito delicado para se abordar e, na capacitação, conseguimos esclarecer muitas dúvidas. Para os novos médicos da rede é uma boa oportunidade para uma reciclagem”, disse a médica que trabalha na rede municipal há mais de 15 anos. Durante a capacitação foram distribuídos materiais educativos.
De acordo com o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, “o foco da saúde pública municipal é trabalhar, prioritariamente, com a promoção e prevenção e, capacitar os profissionais que cuidam da saúde dos nossos moradores, também é uma das formas de gerar mais qualidade de vida aos municípes”, disse.
A capacitação é uma das estratégias desenvolvida dentro do Plano de Ações e Metas em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que é realizado em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, que repassa incentivos ao município de Aracruz.
PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS
O Programa funciona na Unidade de Saúde do bairro Vila Rica, no setor de Atenção Secundária. Para ter acesso aos serviços, oferecido desde o diagnóstico até o tratamento, é só se dirigir até a Unidade do seu bairro ou, diretamente, no Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, das 7 às 16 horas. O atendimento gratuito, é realizado por uma equipe multiprofissional. O Programa também garante os medicamentos preconizados pelo Ministério da Saúde que são utilizados no tratamento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino
- Divulgada programação da Conexão Agro Jacupemba, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho
- Atletas de Aracruz disputam finais estaduais de Vôlei de Praia Escolar em Guarapari
- Segurança Alimentar e Nutricional é tema de reunião entre secretarias municipais e Governo do Estado
- Processo Seletivo Simplificado: Polo UAB oferta 10 vagas para curso de Licenciatura Letras Português (EAD)
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 002 do Edital 017/2025
- Aracruz participa do Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)