PMA reforça recomendações contra Covid-19 para o Mercado Municipal de Aracruz
-1-1.jpg)
O Mercado Municipal Santo Cerri é um importante espaço de convivência e de escoamento da produção local com qualidade e diversidade de produtos, tais como hortifruti, lacticínios, peixes, entre outros. Mas, nesse momento de pandemia, a Prefeitura de Aracruz tem fiscalizado e orientado os comerciantes a redobrarem os cuidados em relação à higiene e ao distanciamento social, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
O Decreto Municipal nº 37.971, assinado pelo prefeito Jones Cavaglieri, na segunda-feira (25/05), manteve as recomendações e as proibições sobre as feiras livres. São medidas que contemplam desde a higiene pessoal por parte dos trabalhadores, a limpeza dos ambientes, passando pela estrutura das barracas, até o reforço das orientações preventivas que podem ser repassadas pelos vendedores aos clientes.
Para evitar aglomerações, os comerciantes devem manter distância de no mínimo cinco metros entre uma barraca e outra. Toda barraca precisa disponibilizar colaborador para trabalhar exclusivamente no caixa. O feirante fica obrigado a utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI), em especial, a máscara de proteção, e a manter a higienização das mãos com álcool gel. Conforme determinação do decreto, o feirante não pode trabalhar gripado ou com sintomas de gripe.
O decreto proíbe o comércio de produtos de consumo imediato, tais como água de coco, caldo de cana, pastel, tapioca, churrasco e similares, além de plantas, flores e similares, artesanato em geral, roupas e utensílios. De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Luciano Forrechi, o espaço está sendo lavado e higienizado às sextas-feiras, antes da montagem das barracas, e após a feira no sábado. A fiscalização também fica no local para garantir que os comerciantes cumpram as medidas e evitem aglomerações.
“O mercado conta com pias e a Semad está disponibilizando sabonete líquido. Também orientamos que pessoas acima de 60 anos e menores de 10 anos não frequentem a feira. Estamos fazendo nossa parte porque entendemos que ali estão empreendedores e precisamos mante-los trabalhando e com segurança”, orienta o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade