Rede Municipal de Ensino inicia processo de reestruturação da Proposta Pedagógica

Publicado em: 08 de junho de 2020
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Rede Municipal de Ensino inicia processo de reestruturação da Proposta Pedagógica

As escolas da Rede Municipal de Ensino deram início à primeira etapa do processo de atualização das propostas pedagógicas, visando atender as necessidades de toda a comunidade escolar, formada por alunos, pais, professores e funcionários.

 A atualização também é necessária para garantir que as propostas de todas as instituições de ensino estejam alinhadas às competências, conhecimentos e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implantada pelo Ministério da Educação.

De acordo com a secretária interina de Educação, Rosa Maria Ghidette Rocha, a Proposta Pedagógica é um documento que define a linha orientadora de todas as ações de uma escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

"Esse documento retrata a identidade da escola. Nele estão registrados os diagnósticos da realidade da comunidade escolar, que apontam caminhos para a definição da missão, visão, valores e metas de cada instituição. Também exige a participação de toda a comunidade, um princípio fundamental para a gestão democrática", explica Rosa.

Nesta primeira etapa do trabalho, gestores e pedagogos das 48 escolas da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, estão realizando reuniões virtuais, devido à pandemia, para a leitura dos documentos e discussões dos pontos iniciais a serem ajustados.

Ao longo do processo também serão envolvidos professores, alunos, funcionários das escolas e a comunidade. A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já possui o plano de ação e a previsão é de que até o final de 2020, todas as escolas tenham o documento revisado e atualizado. Assim, as novas propostas pedagógicas entrarão em vigor no ano letivo de 2021. 

Cronograma

1ª etapa - Mobilização dos gestores escolares 

2ª etapa - Análises, Discussões e Diagnóstico 

3ª etapa - Definição de princípios, visão, missão, objetivos e metas

4ª etapa - Organização curricular didático pedagógica
5ª etapa - Redação final da Proposta Pedagógica

6ª etapa - Divulgação da Proposta junto à comunidade escolar 

7ª etapa - Implementação, Monitoramento e Avaliação

Segundo a Pedagoga da Semed, Marta Comério, a atualização das propostas está levando em consideração o contexto de pandemia em que as escolas estão inseridas no momento. "A informação irá constar no documento e vai auxiliar na justificativa dos planos de ação e metodologias."

Marta ainda explica que essa revisão deve ser feita anualmente. "Principalmente os planos de ação, os recursos financeiros, bem como os indicadores educacionais, fluxo de aluno e quadro de funcionários, são itens que precisam ser revistos a cada ano e sempre que for necessário", conclui.

Entenda

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica.  Previsto em lei, é um documento técnico, construído a partir de outros documentos curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que se tornou referência obrigatória para os currículos e propostas pedagógicas das redes públicas e particulares de todo país.

Fonte: http://movimentopelabase.org.br/

 

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