Rede Municipal de Ensino inicia processo de reestruturação da Proposta Pedagógica
As escolas da Rede Municipal de Ensino deram início à primeira etapa do processo de atualização das propostas pedagógicas, visando atender as necessidades de toda a comunidade escolar, formada por alunos, pais, professores e funcionários.
A atualização também é necessária para garantir que as propostas de todas as instituições de ensino estejam alinhadas às competências, conhecimentos e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implantada pelo Ministério da Educação.
De acordo com a secretária interina de Educação, Rosa Maria Ghidette Rocha, a Proposta Pedagógica é um documento que define a linha orientadora de todas as ações de uma escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.
"Esse documento retrata a identidade da escola. Nele estão registrados os diagnósticos da realidade da comunidade escolar, que apontam caminhos para a definição da missão, visão, valores e metas de cada instituição. Também exige a participação de toda a comunidade, um princípio fundamental para a gestão democrática", explica Rosa.
Nesta primeira etapa do trabalho, gestores e pedagogos das 48 escolas da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, estão realizando reuniões virtuais, devido à pandemia, para a leitura dos documentos e discussões dos pontos iniciais a serem ajustados.
Ao longo do processo também serão envolvidos professores, alunos, funcionários das escolas e a comunidade. A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já possui o plano de ação e a previsão é de que até o final de 2020, todas as escolas tenham o documento revisado e atualizado. Assim, as novas propostas pedagógicas entrarão em vigor no ano letivo de 2021.
Cronograma
1ª etapa - Mobilização dos gestores escolares
2ª etapa - Análises, Discussões e Diagnóstico
3ª etapa - Definição de princípios, visão, missão, objetivos e metas
4ª etapa - Organização curricular didático pedagógica
5ª etapa - Redação final da Proposta Pedagógica
6ª etapa - Divulgação da Proposta junto à comunidade escolar
7ª etapa - Implementação, Monitoramento e Avaliação
Segundo a Pedagoga da Semed, Marta Comério, a atualização das propostas está levando em consideração o contexto de pandemia em que as escolas estão inseridas no momento. "A informação irá constar no documento e vai auxiliar na justificativa dos planos de ação e metodologias."
Marta ainda explica que essa revisão deve ser feita anualmente. "Principalmente os planos de ação, os recursos financeiros, bem como os indicadores educacionais, fluxo de aluno e quadro de funcionários, são itens que precisam ser revistos a cada ano e sempre que for necessário", conclui.
Entenda
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica. Previsto em lei, é um documento técnico, construído a partir de outros documentos curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que se tornou referência obrigatória para os currículos e propostas pedagógicas das redes públicas e particulares de todo país.
Fonte: http://movimentopelabase.org.br/
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz