Moradores de Barra do Riacho e Jacupemba têm acesso facilitado aos serviços de fisioterapia

Publicado em: 01 de outubro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Moradores de Barra do Riacho e Jacupemba têm acesso facilitado aos serviços de fisioterapia

As comunidades de Jacupemba, Barra do Riacho e adjacências, contam agora com os serviços de fisioterapia bem próximo de casa. O trabalho começou a ser realizado nas Unidades de Saúde das duas localidades, para atender a demanda da orla e do interior do município. A iniciativa tem por objetivo facilitar o acesso aos serviços de Saúde, diminuindo o desgaste físico e emocional dos pacientes, principalmente dos acamados, que tinham que vir até duas vezes na semana ao Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara) para receber atendimento.

Por semana, aproximadamente 64 pessoas são atendidas em cada Unidade e antes de começar as sessões, é feita uma consulta médica, depois a avaliação do diagnóstico e, a partir disso, é definido qual tipo de procedimento será realizado. Os pacientes são divididos em dois grupos diferentes: um é atendido nas segundas e quartas e outro, nas terças e quintas-feiras. Cada sessão leva em torno de 40 minutos para ser realizada. Como a demanda era muito grande, os fisioterapeutas fizeram uma triagem dos pacientes que precisavam de prioridade no atendimento.

O pescador e agricultor Pedro Nascimento, de 53 anos, morador da localidade de Lagoa do Aguiar, está na quinta sessão, das dez que precisa fazer. “Fiz um raio X e constou a necessidade de fazer o tratamento na coluna lombar e tratar uma bursite no ombro direito. Fui até o Creara aí me disseram que eu podia fazer a fisioterapia aqui em Jacupemba e já estou na quinta sessão. Para mim é ótimo não precisar ir até Aracruz duas vezes na semana, porque fica muito difícil. Estar perto de casa é muito bom. Com as sessões já vejo muitas melhorias, porque quando eu cheguei aqui eu não conseguia deitar nessa cama, depois que comecei a fazer esse tratamento ficou mais fácil de andar, sentar e estou dormindo bem melhor”, falou.

De acordo com o secretário de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, “o Creara tinha uma demanda muito grande de pacientes do interior e do litoral, e para evitar o desgaste dessas pessoas saírem de suas residências e virem até a Sede do município para serem atendidas, estendemos os trabalhos para as Unidades de Saúde de Jacupemba e de Barra do Riacho, para facilitar o deslocamento dos pacientes e evitar, também, possíveis transtornos, riscos que uma viagem pode trazer. Além disso, o município tem economizado com passagens que eram fornecidas aos pacientes que não tinham condições de vir até o Creara por conta própria. Sem contar que as ambulâncias que faziam o transporte de pacientes acamados agora estão disponíveis para atender outras demandas, o que gerou também economia de combustível”.

Os fisioterapeutas trabalham com pacientes com problemas neurológicos (que sofreram derrame, traumatismo cranioencefálico), que sofreram fraturas, pacientes crônicos (com artrose, osteoporose), pessoas que fizeram alguma cirurgia e logo após precisaram de fisioterapia e com crianças que apresentam atraso no desenvolvimento motor. Em breve, será criado em ambas as Unidades um grupo de alongamento, direcionado aos pacientes crônicos e hipertensos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: