Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou na tarde desta quarta-feira (26), no Auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da entrega dos cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar e da apresentação das possibilidades de cursos e ações promovidos pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) voltados aos municípios.
O Projeto Rio Doce Escolar tem como objetivo a formação continuada de educadores, gestores e representantes comunitários das escolas públicas da educação básica dos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares, proporcionando cursos de aperfeiçoamento e especialização em educação ambiental e incentivando a implementação de ações pedagógicas inovadoras nas escolas e municípios.
Essa coleção de cadernos pedagógicos adquiridos pelo município, que também está disponível no formato de e-book (https://projetoriodoceescolar.ifes.edu.br/cadernos-pedagogicos), apresenta uma série de materiais desenvolvidos a partir das experiências formativas do projeto, produzidas na primeira oferta dos cursos, visando subsidiar práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental nas escolas da bacia do Rio Doce.
“Além de termos adquirido esses materiais que serão usados por nossos professores, ainda tive a oportunidade de conhecer a formação e capacitação que são oferecidas pela Secti, assim como seus programas e projetos sementes, como a Formação Avançada, o Programa de Popularização da Inovação (InovaPop), o Qualificar-ES Empreendedor, a Bolsa Técnica, além da Universidade Aberta Capixaba (Unac)”, disse a Secretária de Educação, Jenilza Spinassé.
Para o Governo do Estado, todos esses programas são iniciativas que podem beneficiar diretamente os municípios e contribuir para o fortalecimento da educação e da inovação, sendo a presença fundamental para a ampliação do diálogo e o fortalecimento da articulação e das oportunidades oferecidas.
Aula inaugural
No dia 10 de novembro de 2024 aconteceu no Auditório do Campus Ifes Aracruz, a aula inaugural da 2ª oferta dos cursos de aperfeiçoamento em educação ambiental e especialização em educação ambiental do Projeto Rio Doce Escolar. Trata-se de uma ação em rede entre o Ifes, a Fundação Renova, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e as prefeituras municipais de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares, municípios estes que compõem a Bacia do Rio Doce, tendo como órgão executor o programa de pós-graduação stricto sensu em educação, ciência e matemática (Educimat).
Essa nova oferta de cursos já conta com mais de 200 professores matriculados, com a participação de 16 mestrandos, oito doutorandos do programa Educimat, que juntos à equipe executora, somam cerca de 200 pessoas envolvidas, formando uma grande rede de educadores ambientais com foco na revitalização da Bacia do Rio Doce em território capixaba. Trata-se de um curso de formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais