Conferência Municipal do Meio Ambiente abordou eixos importantes em emergência climática

A Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada nesta quinta-feira (23), reuniu especialistas, líderes políticos e representantes da sociedade civil para debater os desafios ambientais enfrentados no município, estiveram presentes: Crsty Elen P. Vieira, Yago Moreira, Beatriz Ferreira Moreira, Marcia Hossna Matias, Evandro de Souza, Evenilton Lemos Ferreira, Wellinton Moura Pego, Antônio Carlos os Suplentes: Herval Nogueira Junior, Vitor Fernandes Sibien , Maria Teresinha Bianchini, Paulo Sérgio Alves, Lucimara A. Caetano Ferreira, Marily Duarte Vieira a Suplente Naiara Bitti, Ana Paula Do Carmo, Maik S. C. da Hora, Marcia Cristina Barbosa Fernandes, Valci Ribeiro Teodoro, Márcia Vanacor Barroso e o Suplente Jade Boscaglia V. da Cunha. O evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Meio ambiente de Aracruz, teve como assunto principal “Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica”. Ao longo da programação, a conferência abordou cinco eixos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
Eixo l -Justiça Climática
- Criação de conselho municipal climático para aplicação de politicas públicas para controle e fiscalização ao enfretamento.
- Criação de um fundo financeiro, com recursos dos empreendimentos, para financiar as necessidades ocorridas com as mudanças climáticas e as desigualdades.
Eixo ll - Adaptação e preparação para desastres
- Elaborar e implementar um plano de contingência para desastres no município.
- Criar através de lei municipal uma brigada para atendimento a desastres ambientais.
Eixo lll - Mitigação
- Facilitar e fomentar a formação de brigadas voluntarias contra incendios nas comunidades, incluindo contratação temporaria de brigadistas pelo municipio no período crítico de queimadas.
- Planejar e plantar árvores nativas em corredores ecológicos e áreas de recarga hídrica, especialmente em territorios indigenas e áreas de APPs (restaurar manguezais).
Eixo lV - Transformação ecológica
- Estabelecer e implementar a politica municipal de sustentabilidade, incentivando investimentos ecológicos e fortalecendo organizações da sociedade civil alinhadas ás ODS.
- Estabelecer um plano de arborização urbana, prevalecendo espécies nativas de cada região.
Eixo V - Governança e educação ambiental
- Promover a capacitação dos servidores públicos (todos), principalmente os professores em educação ambiental de modo a proporcionar maior conscientização da sociedade civil.
- Garantir a fiscalização por parte dos órgãos ambientais (Municipal, Estadual e Federal) ás condicionantes socioambientais/sustentabilidade, com participação sempre da sociedade civil e povos tradicionais.
Especialistas apresentaram dados sobre o aumento das emissões de gases de efeito estufa e as consequências do desmatamento e da degradação ambiental. “O município de Aracruz, como engloba várias entidades tradicionais, várias comunidades costeiras, unidades de conservação e uma biodiversidade, além de um polo industrial muito grande, é importante que esses setores estejam em sintonia nesses objetivos”. Explicou o biólogo marinho, Joe Barreto.
A conferência também se destacou pela ampla participação popular, 73 pessoas estiveram presentes, número consideravelmente importante para o evento, onde pode-se ver o interesse da população na preocupação do clima para as gerações futuras. O evento reforçou a importância de unir esforços entre governos, empresas e cidadãos para enfrentar a crise ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira reforça esse compromisso. “Estamos enfrentando uma emergência climática sem precedentes, que exige mudanças radicais em nossos padrões de consumo, produção e gestão dos recursos naturais”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Finanças disponibiliza boletos para pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo
- Residencial Barra do Riacho: 7ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Carnaval Aracruz 2025 se despede da orla
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar