Contas equilibradas: Aracruz recebe nota A na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional
A Prefeitura de Aracruz recebeu mais uma vez a nota A na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Isso mostra que a saúde fiscal do município e o equilíbrio das receitas referentes ao ano de 2021 estão em dia, o que demonstra que o município tem uma boa capacidade de pagamento. Para alcançar a nota, a prefeitura passou por uma avaliação junto com as instituições de todos os estados e municípios do país.
O painel de análise da Capacidade de Pagamento (Capag) apura a situação fiscal dos estados e municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. A análise utiliza dados disponíveis no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) - adimplência financeira, encaminhamento das contas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde e em educação, e demais situações.
O objetivo é apresentar de forma transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional, de acordo com três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez - a metodologia de cálculo é dada pela Portaria MF Nº 501/2017.
“Receber a nota A do Tesouro Nacional não reforça apenas a habilitação do município de Aracruz. Fizemos o dever de casa e mantivemos as contas públicas totalmente equilibradas, e isso permite ao município antecipar importantes investimentos nas mais diversas áreas, como saúde, infraestrutura, educação e outros. Continuaremos evoluindo e trabalhando em prol do equilíbrio fiscal, pautados nos padrões de qualidade e transparência, como deve ser o serviço público”, disse o secretário de Finanças, Geraldo Magela Ramos.
O prefeito Dr. Coutinho comemorou a nota alcançada por Aracruz. “Isso só demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade para que importantes investimentos sejam feitos no município. Só é possível realizar grandes obras e investir em áreas prioritárias se tivermos uma gestão fiscal eficiente, e nós temos. Dessa forma, o cidadão sai ganhando, pois poderemos oferecer melhoria da qualidade de vida e dos serviços oferecidos”, disse.
Indicadores
De acordo com os dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), são três os indicadores que levaram o município de Aracruz a alcançar a nota "A" na simulação: dívida consolidada/receita corrente líquida (3,55%); despesa corrente/receita corrente (79,87%) e obrigações financeiras/disponibilidade de caixa (2,83%).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento