Dia do Professor – Medalha Prof. Paulo Reglus Neves Freire: Aracruz é homenageada em Sessão Solene da Assembleia Legislativa (Ales)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), foi homenageada na noite desta terça-feira (17), durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória. Na ocasião, a secretária Jenilza Spinassé, na companhia de representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, recebeu em mãos dos deputados um certificado e a medalha Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
“É com grande emoção que eu recebo, em nome de todos os professores de Aracruz, essa homenagem. É uma honra poder representar esses profissionais, que diariamente trabalham para oferecer a cada dia, uma educação de referência em nossa cidade. Atualmente, somente em nossa Rede, temos mais de 16 mil estudantes em 54 escolas. Sem dúvida é uma grande responsabilidade que nosso corpo docente tem, e por isso, trabalhamos para dar a eles todas as condições que merecem. Parabéns a todos”, ressaltou Jenilza.
A Medalha Professor Paulo Reglus Neves Freire é uma iniciativa da Comissão de Educação da Ales que agracia educadores das escolas públicas e privadas sediadas no Estado. A cada ano, educadores indicados pelos parlamentares são homenageados na semana que engloba o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
Professor Paulo Reglus Neves Freire
Nascido em Recife em setembro de 1921, e falecido em maio de 1997, Paulo Reglus Neves Freire é considerado o Patrono da educação brasileira. Ele foi um educador e filósofo, sendo considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Seu trabalho teórico envolve uma forte crítica da educação bancária comum em seu tempo, na qual o professor faz "depósitos" de conhecimento no aluno, que os recebe passivamente.
Em vez disso, Freire propôs uma educação dialógica, fundamentada no diálogo, tendo com seu principal trabalho a Pedagogia do Oprimido, livro em que propõe sua pedagogia dialógica, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais, pois defendeu o diálogo com as pessoas simples, e não a imposição de ideias pré-concebidas sobre elas (o que, para Freire, é mero ativismo).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento