Educação promove visita de grupos escolares à Base Oceanográfica da Ufes e Administrativa do ICMBio
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz deu início nesta quinta-feira (28) às visitas de grupos escolares do Ensino Fundamental 2 à Base Oceanográfica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Administrativa do ICMBio. O objetivo é proporcionar aos estudantes atividades de educação ambiental, com a participação em palestras sobre as ações do ICMBio, com importantes informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis).
Os alunos dos 8º e 9º anos da Emef Santa Cruz, primeiros a serem contemplados com esse projeto, tiveram uma verdadeira aula de educação ambiental com práticas que fomentam o fortalecimento da relação entre escola e as unidades de conservação, o que os sensibiliza sobre a importância da preservação e a conexão entre pesquisa e ensino.
"Na base oceanográfica da Ufes eles participaram de palestras e ações que envolvem as áreas de proteção e as vidas silvestres. Também caminhamos pela trilha da Costa das Algas que nos proporcionou vivências incríveis e reflexões sobre os problemas ambientais e o papel de cada um na conservação. Esta ação certamente fortalecerá ainda mais o vínculo entre a escola e as unidades de conservação", destacou a técnica pedagógica Lucimara Machado, responsável pela realização da visita.
Os alunos ainda visitaram os Laboratórios da UFES (ICTIOLAB), um ramo da zoologia que estuda os peixes, abrangendo sua biologia, comportamento, ecologia e evolução e conheceram o StartUp Hippocampus, uma iniciativa considerada crucial para a conservação de animais marinhos, proporcionando um mergulho profundo na biodiversidade e na importância da preservação ambiental.
"Foi algo maravilhoso. Nossos adolescentes puderam observar o cultivo de cavalos-marinhos com demonstração de técnicas de aquicultura e conservação. Eles também apreciaram outros animais marinhos conservados em formol. O local é como um pequeno museu, só que com espécies de peixes em extinção, ossos de baleia, cascos e crânio de tartarugas, dentre outros”, destacou Lucimara.
Ainda de acordo com Lucimara, a Semed está organizando outras visitas com os estudantes de 8º e 9° anos do CMEBTI Esther e a Emefi Caeira, em datas ainda a serem definidas. Temos 11 escolas em nossa rede que atendem o Ensino Fundamental 2. Nossa intenção, dentro do possível, será levar todos os estudantes dessas turmas, para proporcionar a eles momentos de puro aprendizado. Assim como os alunos da Emef Santa Cruz, eu adorei o momento e achei algo muito produtivo”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap