Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
Em reunião estratégica realizada na manhã desta quarta-feira (16) com servidores de diversas secretarias, o município de Aracruz deu início ao novo ciclo do programa Cidade Empreendedora (2025–2028), desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios, da inovação e da desburocratização de processos. Durante o encontro, foram apresentadas as agendas prioritárias, os eixos estratégicos e as próximas ações que nortearão os trabalhos ao longo dos próximos anos.
Apresentado pelas consultoras do Sebrae, Juliana Pôncio Dias e Mariana Guimarães, o programa estrutura-se em três pilares fundamentais para o progresso do município: + Empreendedora, + Inovadora e Criativa, + Turística e + Sustentável e Inclusiva.
O pilar + Empreendedora foca na criação de um ambiente de negócios ágil e favorável ao crescimento de micro e pequenas empresas, por meio da adoção de políticas públicas modernas, simplificação de processos e fortalecimento da Sala do Empreendedor. Já o pilar + Inovadora e Criativa aposta no fomento à cultura empreendedora, à economia criativa e na articulação entre os diversos atores do ecossistema local de inovação. Por sua vez, o pilar + Turística valoriza a vocação do município para o turismo como motor de transformação territorial, promovendo a geração de emprego, renda e valorização da cultura e das belezas naturais de Aracruz.
Além desses eixos, o programa contempla também a transversalidade do pilar + Sustentável e Inclusiva, que reforça o compromisso com o desenvolvimento social, a inclusão produtiva de públicos em vulnerabilidade e a valorização da diversidade, sobretudo com o apoio às famílias atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Durante a reunião, foi apresentada a Avaliação e Homologação de Partida para o ciclo 2025–2028. A nova gestão já inicia com nota 6,7, considerada avançada, e tem como meta superar os excelentes resultados alcançados no ciclo anterior, quando Aracruz saiu no início da gestão anterior da nota 5,7 para 9,2, conquistando o Selo Ouro do programa. O próximo ciclo de avaliação está previsto para 2026.
A avaliação contempla uma ampla gama de quesitos, como: gestão de pessoas, infraestrutura física, aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, incentivo à inovação, estímulo ao turismo, planejamento estratégico, sustentabilidade, inclusão e diversidade, apoio ao empreendedor e modernização tecnológica, entre outros.
A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, destacou que o foco é a melhoria contínua da gestão, com reflexos diretos para o cidadão. “Pontuar é uma consequência. O mais importante é melhorar a performance da gestão pública. Temos a responsabilidade de fazer cada ação acontecer, para que o cidadão perceba na ponta essa melhoria, com mais eficiência. Alcançar metas e resultados concretos é o que trará bons reflexos para a população”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo F. de Azevedo, também reforçou a importância do programa como ferramenta de desenvolvimento territorial. “O Cidade Empreendedora é uma metodologia estruturada que permite diagnosticar e intervir diretamente nos gargalos do ambiente de negócios. A partir de dados objetivos, conseguimos alinhar políticas públicas com as reais necessidades do território, promover a integração entre os entes públicos e privados e estimular cadeias produtivas locais de forma planejada. Isso significa mais competitividade, mais oportunidades e geração de renda com base em estratégias sustentáveis de médio e longo prazo", disse.
Com planejamento, articulação institucional e foco na execução, o novo ciclo do Cidade Empreendedora reafirma o compromisso de Aracruz com uma gestão inovadora, inclusiva e voltada para resultados que promovem o desenvolvimento sustentável do município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento