Prefeitura de Aracruz assinará Ordem de Serviço para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Obras e Infraestrutura (Semob), Saúde (Semsa) e SAAE, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), assinará nesta quarta-feira (17), às 14h, em frente ao Gabinete, Ordem de Serviço para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que envolve a gestão dos Resíduos Sólidos, o saneamento (água e esgoto) e drenagem, será elaborada pelo Laboratório de Gestão e Saneamento Ambiental (Lagesa), e mostrará os custos e potenciais dos resíduos sólidos gerados por Aracruz. “Estamos caminhando na direção certa para atender os prazos estabelecidos nos marcos legais de saneamento. Já estamos com uma gestão encaminhada para termos 100% de esgoto tratado na Sede. Esse plano também não era revisado há dois anos, sendo que ele foi criado com a Lei Municipal de Resíduos Sólidos, ainda em 2016, e após quatro anos precisaria de uma revisão. Por isso estamos contratando esse estudo que será feito por um laboratório com muita experiência na área, que inclusive elaborou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.
Ainda de acordo com Aladim, com esse estudo, será possível ainda constituir estratégias pra tornar mais eficiente e sustentável a gestão dos resíduos. “Ampliando a valorização dos resíduos, diminuímos os custos da gestão municipal, além de encaminhar a ampliação da logística reversa, que apresenta no Brasil uma evolução rápida. Vamos buscar nos antenar em relação ao que for mais atual possível para termos uma gestão mais eficiente”, disse.
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico irá traçar uma rota para se conduzir a gestão municipal do saneamento de forma geral. O tratamento de esgoto, a coleta seletiva e a destinação de resíduos de construção civil e úmidos servem para compostagem, e estes são alguns dos itens principais que serão estudados pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Espírito Santo, além de um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura, Transportes e Serviços Urbanos, Saúde e SAAE.
O objetivo do estudo será o aperfeiçoamento da gestão municipal dos resíduos sólidos, visando adequar a legislação do município às normas federais e estaduais de saneamento básico. Coleta de lixo, saúde, meio ambiente e a prevenção de acidentes ambientais, como enchentes, por exemplo, são alguns dos impactos positivos esperados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais