Prefeitura de Aracruz dá início às ações do Projeto Praia Acessível

A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), deu início na manhã desta sexta-feira (13), em Barra do Sahy, às ações do Projeto Praia Acessível, que objetiva oferecer integração e inclusão social a pessoas com deficiência (PCD) e/ou mobilidade reduzida. Estiveram presentes o secretário da Semesp, Jonathan Moraes e equipe, os vereadores Jean Pedrini, líder do governo, e Etienne Coutinho, além da senhora Elvina Maria de Souza, mãe de Marcus Vinícius de Souza Vieira, um dos idealizadores do projeto.
Marcus era cadeirante e sofria de paralisia cerebral. Ele faleceu em 2015, um ano antes do projeto entrar em funcionamento. “Esse projeto nasceu no coração de Elvina Maria ainda em 2015, quando ela nos procurou na secretaria, sendo que essas ações só existiam nas cidades de Vitória e Vila Velha. Ela nos apresentou o projeto, mostrando que seu filho tinha a mobilidade reduzida, e que desejava que isso acontecesse em Aracruz para atender todo esse público. Nós fomos nessas cidades conhecer as atividades de perto, e foi quando resolvemos desenvolvê-lo aqui. Para isso, fizemos um estudo em toda orla para achar o local mais adequado”, lembrou o secretário Jonathan.
Elvina Maria comentou sobre sua alegria em ver as coisas se concretizando. “É uma emoção muito grande ver o nome do meu filho sendo usado nesse espaço. Ele faleceu aos 25 anos, e hoje eu vejo isso como uma grande homenagem. Moramos em Coqueiral e percebo que toda essa estrutura aqui ficou ótima. Muito obrigada a todos pelo carinho”, disse emocionada.
O Nossa Praia - Praia Acessível funcionará em Barra do Sahy durante todo verão até o carnaval. As cadeiras anfíbias estarão à disposição de sexta a domingo, das 8h às 13h, possibilitando o público-alvo a tomar banho de praia de forma assistida e confortável. As cadeiras usadas são fabricadas com pneu especial que permite facilidade de deslocamento na areia e também de flutuar na água e contam com apoio para braços e pés, além do quebra ondas. Elas têm altura compatível para proporcionar àqueles que desejarem usufruir do direito de se banhar nas águas numa profundidade segura.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada