SAAE de Aracruz coloca em operação a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal

Publicado em: 06 de fevereiro de 2025
Texto: Alessandra Mesquita
Imagem: Marcos Scarpati
SAAE de Aracruz coloca em operação a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal

Com o objetivo de gerar energia elétrica para abastecer a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Sul), no dia 30 de janeiro foi colocada em operação e conectada à rede da EDP ES, a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal de Aracruz.

Com valor de investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão disponibilizados para o SAAE, através do Fundo Municipal de Petróleo e Gás (FMPG), a usina possui uma potência instalada de 326 kW, com 604 módulos fotovoltaicos e 77 micros inversores, instalados no solo, em uma área de aproximadamente 4 hectares, ao lado da ETE Sul. 

Segundo José Eduardo Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Petróleo e Gás, “o projeto submetido pelo SAAE tem total aderência aos objetivos do Fundo, sendo muito bem-vindo, e o Conselho aprovou o uso dos recursos para a construção da usina que produzirá 100% de energia renovável”.

A usina integra o planejamento estratégico do SAAE e foi instalada em um local com área suficiente para permitir a expansão da geração de energia elétrica, podendo ser utilizada para abater as contas de energia de outras unidades do SAAE no futuro. 

Já o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, explicou que, “com a operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, os custos com energia elétrica aumentam, pois, a tecnologia utilizada para o tratamento consome energia elétrica, então, a implantação da usina fotovoltaica vai suprir parte do consumo energético da ETE, reduzindo custos. Trata-se da utilização de uma fonte de energia limpa, renovável com retorno do investimento no curto prazo, e que será utilizada para despoluir o meio ambiente tratando o esgoto, acrescentou.

Dr. Coutinho acredita e incentiva projetos como este da usina fotovoltaica. O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, precisa sempre adotar medidas para preservá-lo e este projeto que usa, justamente, recursos do fundo de uma fonte de energia não renovável vai produzir energia limpa e renovável integrando várias Secretarias da Prefeitura, demonstrando que estamos no caminho certo”.

Compartilhe em suas redes sociais: