SAAE de Aracruz coloca em operação a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal
Com o objetivo de gerar energia elétrica para abastecer a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Sul), no dia 30 de janeiro foi colocada em operação e conectada à rede da EDP ES, a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal de Aracruz.
Com valor de investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão disponibilizados para o SAAE, através do Fundo Municipal de Petróleo e Gás (FMPG), a usina possui uma potência instalada de 326 kW, com 604 módulos fotovoltaicos e 77 micros inversores, instalados no solo, em uma área de aproximadamente 4 hectares, ao lado da ETE Sul.
Segundo José Eduardo Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Petróleo e Gás, “o projeto submetido pelo SAAE tem total aderência aos objetivos do Fundo, sendo muito bem-vindo, e o Conselho aprovou o uso dos recursos para a construção da usina que produzirá 100% de energia renovável”.
A usina integra o planejamento estratégico do SAAE e foi instalada em um local com área suficiente para permitir a expansão da geração de energia elétrica, podendo ser utilizada para abater as contas de energia de outras unidades do SAAE no futuro.
Já o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, explicou que, “com a operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, os custos com energia elétrica aumentam, pois, a tecnologia utilizada para o tratamento consome energia elétrica, então, a implantação da usina fotovoltaica vai suprir parte do consumo energético da ETE, reduzindo custos. Trata-se da utilização de uma fonte de energia limpa, renovável com retorno do investimento no curto prazo, e que será utilizada para despoluir o meio ambiente tratando o esgoto, acrescentou.
Dr. Coutinho acredita e incentiva projetos como este da usina fotovoltaica. O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, precisa sempre adotar medidas para preservá-lo e este projeto que usa, justamente, recursos do fundo de uma fonte de energia não renovável vai produzir energia limpa e renovável integrando várias Secretarias da Prefeitura, demonstrando que estamos no caminho certo”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 57ª Chamada
- A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vem a público divulgar a 58ª Chamada do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 002/2024.
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 56ª Chamada
- Especialista em economia ministra para setor público
- PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ARACRUZ CONCORRE A PRÊMIO NOBEL DA EDUCAÇÃO
- Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam grande momento de acolhida a seus estudantes
- Residencial Barra do Riacho: convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 55ª Chamada
- Prefeitura de Aracruz dá início às formações continuadas a professores, equipes pedagógicas e psicossociais em 2025
- Programa Bolsa Atleta