Secretaria de Meio Ambiente recebe Consórcio Público Rio Guandu para conhecer a gestão ambiental de Aracruz
A gestão ambiental executada em Aracruz vem sendo referência para diversos municípios do Estado. Nesta quarta-feira (20), a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) recebeu a visita dos membros do Consórcio Público Rio Guandu, que vieram conhecer os projetos e ações que o município vem implementando.
O objetivo da visita foi buscar conhecimento sobre os projetos e a implementação da gestão ambiental realizados em todo município, como são desenvolvidos e quais áreas de abrangência, como são os procedimentos de licenciamento, de fiscalização, além de conhecer o Viveiro Municipal e alguns equipamentos geridos pela Semam.
O consórcio é uma autarquia com autonomia administrativa que conta com a participação exclusiva de entes federados municipais, com a finalidade de implementação de políticas públicas comprometidas com a recuperação ambiental, com o processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de interesses comuns dos municípios consorciados. Em reunião, cada coordenador e gerente das áreas da Semam puderam apresentar quais atividades são desenvolvidas e que podem se encaixar ao que já é realizado em Afonso Cláudio, além de implementar os serviços oferecidos. Um exemplo é a Tenda Ambiental Itinerante, que leva a educação ambiental para os quatro cantos do município e o manejo da arborização da cidade.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Eva Cordeiro, a Semam conseguiu desenvolver projetos bem estruturados. “Nossa equipe conseguiu elaborar e executar projetos de educação ambiental e de outras áreas que integram toda a família. Com a tenda ambiental itinerante, que está presente em diversos eventos da prefeitura, envolvemos as crianças com jogos educativos e os pais ou responsáveis com atividades específicas”, disse.
A secretária executiva do Consórcio, Ana Paula Alves, pontuou sobre o objetivo da visita. “Como sou da área da educação, nossa visita aqui vem justamente para buscarmos um maior fortalecimento em experiências. Quando todos os municípios passarem a fazer o licenciamento ambiental, demandando mais atividades, precisaremos ter um parâmetro para saber se estamos no caminho certo. Como Aracruz é uma cidade de grande dimensão territorial, nós estamos comparando com as cinco cidades abrangidas pelo nosso consórcio, como Baixo Guandu, Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu e Laranja da Terra, que, juntas, têm uma dimensão próxima”, explicou.
“Aracruz enfrenta alguns desafios pela capacidade de crescimento e do desenvolvimento econômico. O nosso objetivo na secretaria é trazer mais eficiência para que possamos fazer uma gestão ambiental de forma inovadora, ágil e com base nas legislações ambientais vigentes e na preservação das unidades de conservação. Temos que ter uma visão estratégica para que tenhamos uma capacidade técnica de superar nossos desafios”, comentou o secretário Aladim Cerqueira.
O secretário também ressaltou sobre os parques verdes urbanos que já começaram a ser implantados no município e que tem o objetivo de oferecer uma função ecológica, paisagística e de lazer. O projeto visa recuperar as áreas verdes no entorno dos rios da Sede, preservar as nascentes e realizar ações que visem a proteção do ambiente natural, o cidadão é diretamente impactado com o bem-estar psicossocial, afinal, a maioria das pessoas que buscam esses espaços valorizam o meio ambiente e querem o contato com a natureza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada