Segurança hídrica: Agricultura reconstrói Barragem da Aldeia Indígena do Irajá

Publicado em: 18 de fevereiro de 2025
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Comunicação
Segurança hídrica: Agricultura reconstrói Barragem da Aldeia Indígena do Irajá

A Secretaria Municipal de Agricultura, está dando um importante passo para o fortalecimento da segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável da Aldeia Indígena do Irajá. A reconstrução da Barragem da Aldeia é um projeto essencial para garantir o acesso constante à água para as famílias das comunidades do Irajá e da Praia do Sauê, além de promover o bem-estar daqueles que vivem na região.

A barragem, que está sendo reerguida com recursos municipais, visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos moradores da aldeia, mas também assegurar o abastecimento de água para atividades diárias, como o consumo humano, a agricultura de subsistência, a produção artesanal e dessedentação de animais. O projeto é uma resposta direta à necessidade de garantir uma fonte hídrica confiável em uma região onde a escassez de água tem sido um desafio constante. Além disso, garantir o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos, considerando que na crista da referida Barragem passa uma via importante para a interligar as aldeias e as rodovias.

Para o prefeito de Aracruz, a obra representa um compromisso com o desenvolvimento inclusivo e o respeito aos direitos dos povos indígenas. “A barragem da Aldeia Indígena do Irajá é um exemplo de como podemos promover ações concretas que impactam positivamente a vida das pessoas e preservam o meio ambiente. Com a recuperação da barragem, as comunidades indígenas terão oportunidade de desenvolver a piscicultura, especialmente a modalidade de tanques redes, dentre outros benefícios.”, destacou.

“O projeto também está alinhado com as diretrizes do Governo Municipal para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da sustentabilidade, além de atuar de forma visionária para que no futuro tenhamos essa segurança hídrica diante as necessidades que certamente surgirão. Com a construção da barragem, espera-se não só resolver o problema da falta de água, mas também criar uma infraestrutura que contribua para o aumento da produção agrícola local e o desenvolvimento de atividades que gerem renda para a comunidade”, disse o secretário da pasta Almir Vianna.

A Semag acompanha de perto todo o andamento da obra, garantindo que o processo seja realizado de forma transparente e com total respeito às necessidades da comunidade. A construção da barragem é uma realização que trará benefícios a longo prazo, melhorando a qualidade de vida e assegurando a preservação dos seus costumes e tradições.

Com a conclusão da barragem, a expectativa é que as comunidades possam enfrentar, de forma mais tranquila e segura, os desafios climáticos e a crescente demanda por água, contribuindo para o fortalecimento da cultura e da autonomia dos povos indígenas de Aracruz.

Compartilhe em suas redes sociais: