Tem início a 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz

Publicado em: 24 de março de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Thiago Peroni
Tem início a 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz

Teve início na manhã deste sábado (22), a 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz. O evento, que aconteceu no auditório da própria instituição de ensino, contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, da secretária de Governo (Segov), Jeesala Coutinho, do subsecretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), Eduardo de Almeida Ramos, além da coordenadora do Polo, Raldinéia Marim Sarmenghi, dentre outras autoridades acadêmicas.

Essa ação, que é uma iniciativa do Sebrae, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é destinada a empreendedores, pesquisadores, inovadores de diversas áreas, com o objetivo de propor uma discussão de tendências, desafios e oportunidades do ecossistema de inovação.

A secretária Jeesala Coutinho (Segov), deu as boas vindas aos presentes, destacando a importância em se discutir e propor inovação tecnológica. É com muita alegria que nosso município sedia esse evento tão importante. Sua realização só foi possível pela nossa parceria com o Sebrae. Nós acabamos de finalizar nosso planejamento estratégico para os próximos dez anos, e a Fundação Dom Cabral fez uma reestruturação administrativa, e umas das mudanças sugeridas foi justamente a criação de uma secretaria de transformação digital, que tem tudo a ver com essa temática da semana acadêmica. Aracruz vai crescer muito nos próximos anos, e por isso, precisamos estar preparados, inclusive, administrativamente, para que esse crescimento econômico seja acompanhado também de um crescimento em inovação e tecnologia”, destacou.

Em seguida, a coordenadora do Polo, Raldinéia Marim Sarmenghi, agradeceu a presença de todos, destacando a referência do Polo de Aracruz e reforçando a importância das parcerias que possibilitaram a realização da semana acadêmica. “Nosso Polo é referência no Espírito Santo em educação a distância. Atualmente, ofertamos 13 cursos de graduação e pós-graduação, e para podermos acompanhar todo esse movimento de gestão e inovação, precisamos investir em formação. Gestão é eficiência energética, e hoje, contamos com duas turmas nessa área, que é o que o público carece. Sou muito grata pelas parcerias com o Sebrae e Ifes, e temos que entrar nesse propósito com essa nova meta. É com muita gratidão que sediamos essa semana acadêmica”, disse.

Dando sequência às atividades do dia, a coordenadora da Incubadora da empresa Prosperas, mestre em comunicação e ciências contáveis e pesquisadora na área de empreendedorismo, Iandra Gasparini, e o coordenador da Incubadora do Ifes- Aracruz e doutor em Engenharia Mecânica, João Alberto Altoé, fizeram uma explanação sobre a Prosperas e demais incubadoras do Grupo 7.

O público presente pôde conhecer o que são os chamados “ambientes de inovação”, que de forma geral, têm como objetivo, trazer a criatividade e fazer com que ela possa perpetuar a inovação, e consequentemente, o empreendedorismo. Agregado a esse ambiente de inovação, também foi falado sobre as incubadoras estaduais, que são agregadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“Nós, incubadores, estamos alinhados aos centros estaduais. Ao todo, somos quatro incubadoras, sendo duas com mais caminhado e história, além de outras duas que estão nascendo. Essas incubadoras são uma das ações estratégicas do Governo do Estado, sendo nosso diferencial competitivo, os projetos embarcados tanto tecnológicos, quanto de economia criativa. Somos incubadoras de cunho misto, sendo que a Prosperas
 está no mercado desde 2018 e a Insigth, desde 2016”, falou Iandra.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a Prosperas, que está localizada em João Neiva, é uma incubadora regional, atendendo pessoas das cidades Ibiraçu, Linhares, Vila Velha e Vitória. Já a incubadora Insigth
 abrange mais a Grande Vitória. As incubadoras que estão surgindo, Growup, localizada em Castelo, e a Gênesis, em Vargem Alta.

O que é uma incubadora e qual sua importância?
Os professores mostraram que a incubadora é uma entidade que promove o bem-estar do empreendedor, oferecendo suporte às pessoas com propósito de empreender, desde a fase inicial até a pós-maturação, com a incubadora trazendo consigo o objetivo de caminhar junto ao empreendedor, com palestras e sensibilização, ou redes de contatos, de apoio e mentorias especializadas.

Dentre as principais atividades, destaque para a sensibilização empreendedora, falas sobre o empreendedorismo, além do incentivo à inovação. “Já impactamos mais de 10 mil pessoas nesse contexto de inovação e empreendedorismo. Esperamos impactar muito mais pessoas com as essas duas incubadoras que estão nascendo, cooperando nesta classificação de sensibilização, com relação à pré-incubação, que é uma das atividades executadas. Também já pré-incubados e qualificamos 500 empresas, sendo esse processo, um processo de mentoria com os empreendedores, algo semelhante a uma consultoria particular, onde a pessoa entenderá o nível de maturidade de sua empresa. São mentorias
 de marketing, gestão e abertura de empresa, por exemplo”, ressaltou Iandra.

A 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz continua nesta terça-feira (25), com o momento de inovação e educação com o mestre e professor de Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Secti/ES), e na quarta-feira (26), com a professora dra. Mainã Mantovanelli da Mota, coordenadora Pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM)
 Misael Pinto Netto e Juliano Adriano Cardoso, professor Tutor Presencial do curso de pós-graduação em Gestão e Docência EAD - Ifes/Cefor.

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: