Prefeitura apoia Maio Amarelo para incentivar um trânsito mais seguro
A fim de reduzir os índices de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores do município, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) está apoiando a campanha Maio Amarelo que fomenta discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.
O Maio Amarelo é uma iniciativa para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres durante todo o mês, e também mostrar que é possível conviver em harmonia em ruas e rodovias visando diminuir o número de vítimas. Neste ano, a campanha, instaurada com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
Segundo o secretário da Setrans, Almir Vianna, o intuito é abrir espaço para a reflexão sobre a impaciência e a intolerância de todos que fazem parte diariamente da circulação no trânsito. “É importante que o indivíduo se coloque no lugar do outro diante às diversas situações que acontecem todos os dias nas ruas e vias, estimulando a empatia, o respeito e a responsabilidade em relação ao próximo e a si mesmo”.
Por que maio?
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.
Por que amarelo?
A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam sobre possíveis problemas, seja nas estradas ou no perímetro urbano.
A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município