Prefeitura inicia a renovação e abertura dos selos do Serviço de Inspeção Municipal

A Secretaria de Agricultura de Aracruz (Semag) voltou a emitir o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para microempreendedores rurais e urbanos do município. A emissão do SIM estava paralisada desde o início da pandemia da Covid-19. Empreendimentos já cadastrados podem renovar o selo.
O SIM é responsável pela inspeção da produção industrial sanitária de produtos como carnes de animais (abate e açougues) e seus produtos e subprodutos; pescados (abate e venda) e seus derivados; leite, ovos e seus derivados e também de mel, cera de abelhas e seus derivados. A formalização beneficia os microempreendedores a terem sua produção regularizada, inspecionada e com segurança jurídica, podendo ser comercializada apenas dentro de Aracruz. Dessa forma, é possível desenvolver o empreendimento, aumentar as vendas e gerar novos empregos.
“Ao possuir o selo, o produtor tem a garantia que o produto segue os parâmetros higiênico-sanitários vigentes e assim, os consumidores possuem a certeza de que estão comprando um produto fiscalizado (com origem e processamento conhecidos) e de qualidade”, explica o secretário de Agricultura, Mauro Demartha.
Para a veterinária Karina Rezende e gerente municipal do Serviço de Inspeção Municipal, o trabalho é realizado com o objetivo de garantir a qualidade do produto. “Nosso objetivo é contribuir com o produtor. Quando realizamos a inspeção, observamos o local onde os alimentos são manipulados e embalados e se estão seguindo a legislação vigente no município. Nosso intuito é garantir um produto de qualidade na mesa das famílias aracruzenses”.
Como emitir ou renovar
Para a emissão ou renovação do Selo SIM, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura (Semag) de Aracruz, localizada na Rua Girandir Peiruchi, Bairro Planalto (dentro do Parque de Exposições de Aracruz), ou entrar em contato pelo telefone (27) 3270-7062. O tempo para emissão do SIM varia de acordo com a atividade desenvolvida pelo produtor, mas o prazo mínimo é de 60 dias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA