Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

Publicado em: 21 de maio de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Expressões culturais do município de Aracruz
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

A data foi instituída pelas Nações Unidas em 2002 e este 21 de maio é lembrado como o Dia da Diversidade Cultural pelo Diálogo e Desenvolvimento. A data está atrelada à Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, que reconhece a necessidade de "aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial".

A Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz reitera seu compromisso pela promoção da pluralidade cultural e celebra a aprovação de quatro projetos aracruzenses no edital ‘Cultura Em Toda Parte’, o qual é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Governo do Estado, o Instituto Brasil de Cultura e Arte e o Instituto Parceiros do Bem. O edital visa fomentar a difusão de mais de 200 atividades culturais em solo capixava, por meio da realização de shows, apresentações de espetáculos artísticos e atividades de formação cultural. Em Aracruz, os contemplados foram os seguintes:

- ‘Osviajero’ Davi e André;

- Débora Valente;

- Cantora Meire Pires;

- Cantora Naomhi.

A cantora Naomhi, afirmou que a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz tem sido parte importante com o apoio e incentivo aos artistas locais. "É gratificante ter sido aprovada para demonstrar minha arte através do Projeto Cultura Em Toda Parte. A diversidade cultural é a pluralidade, atingindo de forma singular os inúmeros povos representados. Como artista e mulher preta, entendo o quanto é importante e transformador ser representada dentro do movimento cultural”.

Texto: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur).

Compartilhe em suas redes sociais: