Agentes de saúde ambiental são capacitados para aplicação do fumacê em Aracruz

Publicado em: 21 de maio de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O Ultra Baixo Volume (UBV) começará a ser aplicado no município na próxima segunda-feira (24/05) e continuará até o dia 18 de junho
Agentes de saúde ambiental são capacitados para aplicação do fumacê em Aracruz

Os agentes de saúde ambiental participaram de um treinamento na manhã desta sexta-feira (21/05), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a correta aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. O treinamento foi realizado pela prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), onde foram passadas  orientações com relação ao uso do equipamento atomizador costal motorizado.

Os agentes foram instruídos quanto ao abastecimento do tanque de combustível, como ligar e desligar o equipamento, além dos procedimentos para início e finalização do serviço. Enquanto um faz a aplicação do UBV, outro operador contactará o morador para abrir os portões, além de proteger os alimentos, gaiolas e aquários. Os moradores devem manter as janelas e portas  abertas durante a aplicação para que o UBV possar ser dissipado com mais facilidade.

A Semsa orienta aos moradores que não fiquem perto da fumaça durante a aplicação, além de não interferirem no trabalho dos agentes. O carro do fumacê não pode parar, pois possui velocidade  controlada para aplicação do inseticida, para que o mesmo funcione de forma correta no ambiente. Portanto a população não deve se aproximar do veículo para solicitar que o mesmo pare ou vá para um local específico. Os munícipes, principalmente crianças, não devem circular ou brincar perto do veículo e nem correr atrás do mesmo para evitar acidentes.

O Ultra Baixo Volume (UBV) começará a ser aplicado no município na próxima segunda-feira (24/05) e continuará até o dia 18 de junho. Serão cinco ciclos de aplicação, sendo que a prefeitura definirá e identificará os quarteirões que receberão as atividades que serão desenvolvidas por uma dupla de operadores.

Importante!!!
A eficiência do carro fumacê está diretamente vinculada aos cuidados da população com a limpeza dos quintais das residências pois o fumacê elimina apenas os mosquitos machos e não as larvas. Portanto os munícipes devem eliminar quaisquer locais ou objetos que possam acumular água parada, antes mesmo da passagem do carro fumacê para que o trabalho se dê de forma efetiva.

Equipes de agentes de saúde do CCZ irão circular pelos bairros contemplados pelo carro fumacê para orientar a população de medidas preventivas e de manejo do ambiente para combate ao mosquito Aedes aegypti.

Compartilhe em suas redes sociais: