Grupo “Só Resenha” de Aracruz é contemplado em edital estadual de cultura

Publicado em: 06 de agosto de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Grupo “Só Resenha” de Aracruz é contemplado em edital estadual de cultura

O grupo de pagode “Só Resenha”, que nasceu na comunidade da Vila do Riacho, foi um dos coletivos culturais de Aracruz contemplados através do edital de seleção de Projetos e Concessão de Prêmios, desenvolvido pela secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o objetivo de fomentar as atividades artísticas e culturais por grupos e coletivos juvenis. O grupo será agraciado com o valor de R$15 mil reais para se estruturar, realizar oficinas musicais e uma apresentação em formato de live. A Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) de Aracruz ofereceu todo o suporte necessário aos inscritos no processo. 


O “Só Resenha” é formado por 10 integrantes, sendo quatro deles netos da eterna Rainha do Congo Capixaba, Dona Astrogilda. Um fato que não passou despercebido pelo secretário da Semtur, Moisés Mercier. “A perda de Dona Astrogilda é irreparável. Saber que o seu legado cultural será, de algum modo, fomentado por meio deste edital e que nós da Semtur tivemos uma parcela de contribuição neste processo é um pequeno consolo que, longe de sanar a dor pelo grande ser humano que se foi, ao menos nos mostra que a herança dela permanecerá viva em diferentes vertentes musicais”.


Guilherme Marins, outro integrante do grupo, fala que desde pequenos, todos do “Só Resenha”, participam de projetos sociais presentes na comunidade, que além de linda por natureza é rica em cultura. “Do batuque dos tambores ao agudo do trompete, passamos nossa infância rodeados por arte e hoje afirmamos que tais projetos foram fundamentais para a nossa formação humana”.

 

Outro integrante e descendente de Dona Astrogilda, Pedro Henrique Ribeiro Cristino, destacou que é justo o grupo tente retribuir todo esse aprendizado para a sociedade. "Tal iniciativa só será possível graças ao enorme apoio da Semtur, pois foi essencial o auxílio que nos deram do início ao fim de nossa inscrição no edital. Estamos muito gratos pela oportunidade e ansiosos para colocar em prática tudo o que planejamos”.

 

Texto com informações da Secretaria de Cultura e Turismo de Aracruz 

Compartilhe em suas redes sociais: