Prefeitura de Aracruz participa de reunião sobre Coleta Seletiva com a Mesa Diretora da Câmara Municipal

Atendendo a um pedido do Presidente da Câmara Municipal, vereador Lula, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), realizou uma reunião com a Mesa Diretora do legislativo para tratar assuntos relacionados à Coleta Seletiva no município. Estiveram presentes a equipe da Setrans com o Secretário Almir Vianna, a Assessora, Francine Sousa, o Coordenador de Resíduos Jorleandro, além da Coordenadora da Semam, Chaila Jacobsen, e os outros vereadores membros da mesa, Wilson Jaguareté e Etiene Coutinho e da secretária geral Mônica Cordeiro.
O vereador Lula explicou o que motivou a realização da reunião com o executivo. “Trata-se de um assunto importante que além de fomentar a limpeza na nossa cidade, deixa-a mais humanizada e gera benefícios para as famílias que participam diretamente do projeto. Quanto mais praticamos essa ideia, menos gastaremos com os serviços de limpeza pública, além de podermos trabalhar a conscientização dos munícipes e a preservação do meio ambiente”, frisou.
No início da reunião, a Assessora da Setrans, Francine Sousa deu um panorama da Coleta Seletiva, que faz parte do projeto Aracruz Sustentável, e falou da Associação Recicle Aracruz, que atende 24 famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico, e que trabalham com o processamento de material recolhido no município. “Esse nosso primeiro contato com o legislativo sobre a Coleta Seletiva é de extrema importância, pois é um assunto sério a ser tratado no município. Com a Coleta Seletiva, realizada pela Associação Recicle Aracruz são recolhidas cerca de 40 toneladas por mês, o que equivale hoje a 2% dos resíduos destinados ao aterro sanitário. Eles chegam a tirar um salário-mínimo. Ainda temos que evoluir mas posso afirmar que a coleta está bem organizada”, frisou.
De acordo com a Setras os resíduos sólidos são todos materiais descartados, e que muitas pessoas acreditam que a coleta seletiva só está relacionado a papéis e plásticos. “Não é somente papel e plástico. Os vidros, por exemplo, são bastante descartados em Aracruz com o consumo de bebidas. Chegamos a coletar mais de 10 toneladas de garrafas em um mês, que são vendidos em Vitória”, explicou Jorleandro.
A Associação agora também está recolhendo eletroeletrônicos, e para ajudar nessa coleta o município conta com dois caminhões, sendo que um faz a rota nos bairros da sede, e outro na orla e distritos, que também conta com as chamadas carriolas, com moradores locais facilitando o trabalho. “Precisamos ter apoio para implantarmos a coleta onde ainda não tem, e melhorar onde tem. Aqui na Câmara por exemplo, só temos um kit da Coleta, sem um trabalho mais elaborado. O que teria que ir para o aterro seria somente o papel higiênico, e os outros, reciclados. Precisamos implantar isso aqui”, pontuou Francine.
A Setrans acordou com a Câmara Municipal que na próxima segunda-feira 23/08 será realizada uma apresentação para todos os servidores e vereadores da câmara municipal assim possam conhecer melhor o processo de coleta de materiais recicláveis. Também ficou acordado entre os poderes a realização de futura visita na Associação Recicle Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada