Barragem de Guaraná entra em fase de testes

A barragem de Guaraná está na fase final de testes do controle do nível de água, uma etapa importante antes do enchimento definitivo. Além do uso agrícola, a represa faz parte da implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água de Guaraná e possui uma área alagável que corresponde a quatro campos de futebol, cerca de 4,5 hectares.
Nesta semana o prefeito Dr. Coutinho, o vice Beto Vieira, o diretor do SAAE, Amadeu Wetler e o Gestor da Divisão de Abastecimento de Água, José Roberto, foram ao local verificar o andamento das obras, principalmente do monge, que recebeu uma plataforma metálica para operação, além da finalização dos dispositivos internos de controle de vazão.
“O monge é uma estrutura de controle do nível da água. É com este dispositivo que conseguimos controlar o nível da lâmina d’água, e podemos, quando necessário, esvaziar a represa”, explicou o diretor do SAAE.
A barragem terá a capacidade de armazenar 37 milhões de litros d’água. Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com o reservatório. A construção da barragem, no entanto, é a primeira etapa para implantação do sistema de abastecimento. Para concretização do empreendimento será construída uma adutora, com cerca de 2 quilômetros de tubulação e, por último, o sistema de captação flutuante, composto por bombas que serão instaladas para a captação da água quando dos períodos de crise hídrica.
Este empreendimento, cujas obras tiveram início em 2017, é um projeto muito importante de segurança hídrica para Guaraná. A região foi afetada por uma seca severa entre 2015 e 2016 e com a implantação desse novo sistema os moradores terão maior Segurança Hídrica nos períodos de estiagem.
“Precisamos dar continuidade à execução dessa obra, que é extremamente importante para a população de Guaraná. A falta d’água é um problema grave e por isso estamos conduzindo o processo de implantação com planejamento, para que não haja problemas futuros e para que a comunidade tenha a segurança de que não vai faltar água”, disse o prefeito.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada