Cerca de 180 professores da rede de ensino participaram de formação pedagógica

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Municipal do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), realizou uma formação para cerca de 180 professores da rede e Suporte Pedagógico (PSP), que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é uma iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
O PAES tem como foco o "estudante capixaba", sem distinção entre o da rede estadual ou municipal. Ele vem para melhorar os indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, utilizando estrutura única de fornecimento de material estruturado, formação continuada, currículo e avaliação.
“Neste momento desafiador em que há uma defasagem natural de conteúdos decorrente da pandemia, o material do PAES, que é uma ferramenta muito rica, vem contribuindo para atender as habilidades essenciais ao processo de alfabetização. O formato é didático, sequencial, com atividades coloridas e atrativas para as crianças”, disse a professora do 3º ano da EMEF "Zenilia Varzem Ribeiro", Gislane Marrocos Penha Luiz.
Para a coordenadora municipal do PAES, Janete Ribeiro Loureiro, o pacto vem para enriquecer a atuação dos professores da rede. “Acreditamos que a formação é um caminho necessário e permanente para o fortalecimento das práticas dos professores e, consequentemente, da aprendizagem dos nossos estudantes”, disse.
A formação do PAES, espaço utilizado para apresentar e discutir as ações do Programa para o ano vigente, vem acontecendo ao longo do ano e já houve a adesão de diretores e professores de Suporte Pedagógico (PSP). “O regime de colaboração juntamente ao Estado vem fortalecer ainda mais as ações propostas pela Semed. Acreditamos que a formação em serviço é um eixo importantíssimo para o fortalecimento da aprendizagem”, disse a secretária Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz