Surfistas e praticantes de esportes aquáticos participam do curso “Surf Salva”, promovido pela Semtur e Corpo de Bombeiros
Manhã de muito aprendizado para surfistas e adeptos ao esporte. Aconteceu neste sábado (05), na praia da Barra do Sahy, o 1º “Surf Salva”, um treinamento com técnicas de salvamento no mar, prevenção, resgate e primeiros socorros, oferecidos pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur).
A técnica ficou por conta da capitã Gabriela, que é a única mulher do CBMES especialista em salvamento aquático. A família Sathler veio de Manguinhos, na Serra, para poder acompanhar o treinamento com a capitã Gabriela.
Vinicius Sathler, que é pai dos pequenos surfista Noah e Luca, destacou a importância da iniciativa. “Recebi por um grupo de aplicativo de conversa a informação que o treinamento seria realizado e me organizei pra trazer meus filhos. Já vivenciamos muitos momentos em que pessoas perdem a vida no surf e tenho certeza que esse momento proporcionou ensinamentos importantes para que vidas possam ser salvas no mar”.
A capitã Gabriela, que além de Bombeira é mergulhadora e surfista, destacou que é a primeira vez que um município tem a iniciativa de oferecer esse treinamento as pessoas, ela também falou um pouco de como os afogamentos podem ser evitados. “São 15 brasileiros que morrem afogados por dia. E essa é uma situação que pode ser evitada se as pessoas souberem agir no momento que avistarem alguém se afogando, e tudo isso preservando vidas sem ser uma nova vítima.
O Tenente Lacerda, responsável pela Cia Independente de Aracruz, falou da integração das pessoas com o treinamento. “É uma forma de interagir com as pessoas locais, comerciantes e também daqueles que praticam qualquer esporte aquático. Temos acompanhado o trabalho incansável da Prefeitura de Aracruz em proporcionar segurança e conforto aos banhistas que frequentam a orla”.
O secretário da Semtur, Moisés Mercier, que também estava presente na ação, comentou sobre as alternativas que a prefeitura tem buscado garantir a segurança dos turistas. “Tivemos um número muito baixo de profissionais para atuarem em toda a nossa orla durante esse período. Por isso fomos em busca de ações como essa para que nossos banhistas possam aprender técnicas e contribuir de forma efetiva para salvar outras vidas”, finaliza.
Após a palestra, todos os presentes puderam praticar as técnicas de salvamento dentro do mar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz