Prefeitura de Aracruz promoverá ação de combate à hanseníase no município
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), realizará nesta quarta-feira (22), das 13h às 19h, e quinta-feira (23), das 7h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guaxindiba, a ação “Hanseníase: Dia da Mancha”.
“Nós estaremos realizando um exame clínico das pessoas para levantamento de diagnóstico da hanseníase, uma doença cujos primeiros sinais são manchas pelo corpo. Em função da pandemia, hoje temos uma subnotificação de casos em nossa cidade, ou seja, um índice muito pequeno de pessoas notificadas. Por isso, vamos realizar essa ação, ainda mais se tratando de uma doença infectocontagiosa. Temos que diagnosticar e tratar as pessoas para que não haja uma transmissão silenciosa”, ressaltou a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.
Ainda de acordo com Rosiane, após essa ação no Guaxindiba, a Semsa continuará ofertando o combate à hanseníase em todas as UBSs do município. “Temos uma equipe capacitada do Programa Municipal de Hanseníase para fazer esse diagnóstico. Com seu cronograma ela estará atendendo em todas nossas unidades de saúde. Iniciaremos essa ação no Guaxindiba por se tratar do maior território de cobertura de estratégia de saúde da família”, explicou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM