SAAE Aracruz apresenta projeto de universalização do serviço de esgotamento sanitário de Jacupemba
O vice-prefeito Beto Vieira, na companhia do Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, participou de uma reunião com lideranças comunitárias na noite desta quinta-feira (30), na Igreja católica de Jacupemba, para apresentar o projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, cujas obras universalizarão o serviço no distrito. Também estiveram presentes os vereadores Bibi Rossato e Jean Pedrini.
A meta da universalização de acordo com o novo marco do saneamento é de 90% do esgoto tratado nas áreas urbanas de todo município até 2033. O SAAE apresentou um histórico das iniciativas anteriores envolvendo a construção da ETE em Jacupemba que não prosperaram, mas, demonstrou para os presentes que os principais elementos necessários à execução das obras estão concluídos, que são os projetos executivos e os recursos necessários para a execução.
No entanto, ressaltou que ainda não é possível publicar o edital de licitação uma vez que o município ainda aguarda autorização da ECO 101 para perfurar abaixo da BR 101 onde passará o tubo coletor de esgoto, e a desapropriação da área onde será construída a ETE, atividades estas que estão em andamento. Com estes dois elementos, o projeto enfim poderá ser licenciado e licitado.
Ele será executado em duas etapas, a primeira, englobando a construção de dois coletores tronco, construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e sua linha de recalque e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário. A segunda, será executada posteriormente e visa melhorias gerais ao sistema de esgoto, com a eliminação de quatro estações elevatórias de esgoto, construção de dois coletores tronco, complementação de redes coletoras, além da substituição de redes e construção de três estações elevatórias de esgoto bruto.
O sistema prevê o atendimento da população atual e futura até o ano de 2038, ou seja, 14 mil habitantes do distrito serão contemplados. O valor total do investimento para a adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jacupemba, incluindo o valor de materiais e serviços, é de aproximadamente R$ 20milhões.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Coqueiral recebe pela segunda vez uma etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Polo UAB Aracruz parabeniza estudantes que se graduaram em Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet
- Aracruz avança e chega ao 3º lugar entre os municípios mais competitivos do Espírito Santo
- Desenvolvimento Social realiza mais uma Ação Cidadã com serviços voltados à população em situação de rua
- Prefeitura lança cartilha para ampliar participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas
- Aracruz recebe unidade do SESI com estrutura moderna e foco na formação integral
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- 7ª Formação do PSE em 2026 enfatiza os benefícios da atividade física e da saúde mental
- Aracruz é escolhido para sediar Encontro Regional do Selo de Segurança Pública Municipal do MPES
- Aracruz busca em Baixo Guandu referência para implantação de estacionamento rotativo