SAAE Aracruz apresenta projeto de universalização do serviço de esgotamento sanitário de Jacupemba
O vice-prefeito Beto Vieira, na companhia do Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, participou de uma reunião com lideranças comunitárias na noite desta quinta-feira (30), na Igreja católica de Jacupemba, para apresentar o projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, cujas obras universalizarão o serviço no distrito. Também estiveram presentes os vereadores Bibi Rossato e Jean Pedrini.
A meta da universalização de acordo com o novo marco do saneamento é de 90% do esgoto tratado nas áreas urbanas de todo município até 2033. O SAAE apresentou um histórico das iniciativas anteriores envolvendo a construção da ETE em Jacupemba que não prosperaram, mas, demonstrou para os presentes que os principais elementos necessários à execução das obras estão concluídos, que são os projetos executivos e os recursos necessários para a execução.
No entanto, ressaltou que ainda não é possível publicar o edital de licitação uma vez que o município ainda aguarda autorização da ECO 101 para perfurar abaixo da BR 101 onde passará o tubo coletor de esgoto, e a desapropriação da área onde será construída a ETE, atividades estas que estão em andamento. Com estes dois elementos, o projeto enfim poderá ser licenciado e licitado.
Ele será executado em duas etapas, a primeira, englobando a construção de dois coletores tronco, construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e sua linha de recalque e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário. A segunda, será executada posteriormente e visa melhorias gerais ao sistema de esgoto, com a eliminação de quatro estações elevatórias de esgoto, construção de dois coletores tronco, complementação de redes coletoras, além da substituição de redes e construção de três estações elevatórias de esgoto bruto.
O sistema prevê o atendimento da população atual e futura até o ano de 2038, ou seja, 14 mil habitantes do distrito serão contemplados. O valor total do investimento para a adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jacupemba, incluindo o valor de materiais e serviços, é de aproximadamente R$ 20milhões.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz