“Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil” é tema de discussão hoje em Aracruz

Hoje (01/08) durante todo o dia, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho”, no Centro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promove o encontro de Formação de Professores, Diretores, Pedagogos, Coordenadores Pedagógicos, Monitores e Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's). Aproximadamente 560 profissionais da área vão debater sobre as “Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil”. O tema está sendo ministrado pela professora Dr.ª Iza Rodrigues da Luz.
O objetivo da formação é discutir as temáticas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, com previsão de implantação em 2012, das Diretrizes Curriculares Municipais na rede de ensino de Aracruz. “Hoje é o momento para aprendermos, trocarmos experiências e descobrirmos ou redescobrimos o prazer de ensinar. Este encontro visa oportunizar a prática pedagógica das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em nossas escolas”, essas foram as palavras de boas-vindas ditas pela secretária de Educação, Ilza Rodrigues, aos presentes.
Para a pedagoga da rede e diretora do CMEI “Balão Mágico” de Coqueiral, Aline Fernandes Teixeira Bedim, a iniciativa da Semed com a realização dos encontros de formação possibilita a troca de experiências, sem contar que vários estudos sobre o currículo foram feitas dentro das dependências das escolas com textos de estudiosos da área. “É fundamental a realização desses encontros, que além de nos qualificar, possibilita a troca de vivências em sala de aula, e ainda nos oportunizar conhecimentos extraídos diretamente dos estudiosos que tratam a Educação Infantil e que hoje são referências do Ministério da Educação”.
Palestrante desta segunda-feira, Dr.ª Iza Rodrigues da Luz, explicou que “as instituições de ensino precisam proporcionar experiências que promovam o conhecimento da criança sobre si mesma e sobre o mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade, respeitando os ritmos e desejos da criança. Além de ampliar sua confiança e sua participação nas atividades individuais e coletivas”. Ainda segundo Luz, a escola precisa ver a criança como um sujeito humano em sua plenitude. “Nós enquanto educadores, precisamos criar nas escolas um clima de segurança, onde a criança possa se sentir livre para expressar todos os seus sentimentos, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento socioafetivo e moral”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz