Prefeitura promove o 1º Festival da Cultura Negra de Aracruz

Publicado em: 21 de novembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Bandas de Congo vão estar no Festival
Prefeitura promove o 1º Festival da Cultura Negra de Aracruz

O município de Aracruz terá uma programação especial para comemorar a cultura africana na terça-feira (20/11), dia da Consciência Negra. Entre as atividades, estão palestras, capoeira, bandas de congo, poesias e músicas. A programação faz parte do “1º Festival da Cultura Negra de Aracruz” que acontecerá nos dias (21 e 22/11), no Teatro Municipal e na feira do Mercado Municipal. O evento é promovido pelas Secretarias de Educação, Cultura Esporte e Juventude e pela Comunidade Negra de Aracruz (CONEA).

As atividades começam na quarta-feira (21/11), a partir das 20h, no Teatro Municipal, com a apresentação da diretoria da CONEA seguido da palestra “Consciência Negra”, ministrada pela coordenadora da Promoção de Igualdade Racial e Comunidades Tradicionais de Vitória, Olindina Serafim Nascimento. A apresentação será encerrada com dança e poesia. Já na quinta-feira (22/11), o Festival se transfere para a feira de Alimentos do Mercado Municipal, onde a partir das 19h se apresentam bandas de congo, grupos de capoeira e declamação de poesias.

 

Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a realização de um evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra demonstra a preocupação da administração pública em ajudar a criar um país multiétnico e pluricultural de organizações escolares em que todos sejam incluídos. “É necessário garantir o direito de aprender e ampliar conhecimentos, sem ser obrigado a negar a si mesmo, ao grupo etnicorracial a que pertence e adotar costumes, ideias e comportamentos que lhes são adversos. E estes, certamente, serão indicadores da qualidade da educação que estará sendo oferecida pelas instituições de ensino de Aracruz.”

 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Faria de Azevedo, o festival vem consolidar a criação do CONEA, uma entidade que está sendo criada com o apoio da secretaria de Cultura para resgatar e valorizar a cultura afro do município. “O evento vem consolidar Aracruz como uma cidade de representação multicultural e que aprendeu a valorizar uma de suas principais etnias”, explicou.  Já a presidente do Conea, Zelaine Marques da Conceição, acha a iniciativa do Festival muito importante, pois ele resgata a cultura dos nossos antepassados, além de despertar uma maior conscientização sobre a questão do negro em nossa sociedade.

 

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro relembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que atuou como símbolo da resistência negra à escravidão. O objetivo da homenagem é promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, como modo de reduzir o racismo e a discriminação.

 

Serviço:

1º Festival da Cultura Negra de Aracruz

 
Dia 21/11

Local: Teatro Municipal

Horário: 19h – Abertura

20h – Túnel do Tempo

20h30 – Apresentação da diretoria da CONEA

20h45 – Palestra Consciência Negra

21h45 – Encerramento com dança e poesia

 

Dia 22/11

Local: Feira do Mercado Municipal

Horário: 19h – Apresentação de bandas de congo, rodas de capoeira e danças

21h – Encerramento

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: