Em sua oitava edição o projeto “Aracruz, aqui é meu lugar” conta a trajetória da prof.ª Zilma Nascimento Loureiro

Publicado em: 27 de novembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Escola "Paulo Freire" homenagea nesta quarta-feira a prof.ª Zilma Nascimento Loureiro
Em sua oitava edição o projeto “Aracruz, aqui é meu lugar” conta a trajetória da prof.ª Zilma Nascimento Loureiro

O CMEB “Paulo Freire” desenvolveu durante o ano letivo de 2012, mais uma edição do projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”, que desta vez faz menção à vida da professora Zilma Nascimento Loureiro (atualmente é diretora do Centro Educacional de Aracruz - CEA), pelos relevantes trabalhos e contribuições que vem fazendo em prol da educação de Aracruz. Nesta quarta-feira (28/11) será apresentado o projeto que foi desenvolvido pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, para toda a comunidade aracruzense, a partir das 18h30, nas dependências da “Paulo Freire”, que fica na Rua Margarida, n.º 32, bairro São Marcos, na sede de Aracruz. Devem participar do evento aproximadamente 200 pessoas, entre alunos e familiares, professores, autoridades e representantes da Secretaria de Educação de Aracruz, além da homenageada da noite e seus familiares. 

Este ano, o projeto “Aracruz, aqui é meu lugar” chega a oitava edição, e foi desenvolvido na escola no 4º ano A e B, que envolveu 58 educandos. Durante o ano os alunos estudaram a história e geografia do município de Aracruz, previsto na organização curricular destas disciplinas. De acordo com a diretora do “Paulo Freire”, Oziliadora B. P. Tartaglia, o projeto visa trabalhar a história de Aracruz de forma ágil e educativa, uma vez que os alunos são participantes do projeto. “Ao darmos a oportunidade do aluno conhecer a história de sua cidade, de seu município, estamos oferecendo subsídios para que conheçam as pessoas que ajudaram a fazer a Aracruz que conhecemos hoje. É olhar para o passado com base no presente, de conhecer as belezas naturais, a diversidade cultural local e suas especificidades, com destaque para algumas personalidades públicas que contribuíram e continuam a contribuir com o desenvolvimento de nosso município”, explicou.

 

Saiba quem foram os homenageados do “Aracruz, aqui é meu lugar”

 

A ideia do projeto surgiu na EMEF “Abílio Correia de Amorim” no ano de 2003, idealizado pela professora Rosimere Noêmia Lozer Morelato Alcântara (atualmente trabalhando na escola “Marechal Costa e Silva”), devido à necessidade de haver registros do município de forma didática, para ser trabalhado em sala de aula com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A segunda edição do projeto aconteceu em 2004 e contemplou a vida do poeta Francisco Correia de Amorim, mentor do Hino de Aracruz.

 

Já a terceira edição, realizada em 2005, falou da vida do ex-secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Prof. Dr. José Maria Coutinho, desde sua infância até a sua trajetória como secretário de Cultura do município. Nos anos de 2006 e 2007, o projeto não teve edições, sendo retomado em 2008 pela escola “Abílio Correia de Amorim” e pela primeira vez pela escola “Paulo Freire”, onde o homenageado pelas duas escolas foi um dos ícones mais importantes de nossa política, o ex-prefeito de Aracruz, Primo Bitti.

 

Na quinta edição realizada em 2009 a homenageada pela “Abilio Correia de Amorim” foi a professora Dalva Celina Cuzzuol Pimentel e pela “Paulo Freire” foi o Monsenhor Guilherme Schmitz. Em 2010, a escola “Abílio Correia de Amorim”, homenageou o empresário Etore Selvatici Cavallieri e no ano passado a homenageada da escola “Paulo Freire” foi a professora de Matemática, Marlien da Cruz Felix.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: