Prefeitura realiza “1º Passeio Ciclístico” no dia 30 de agosto, em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”

Publicado em: 17 de agosto de 2015
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura realiza “1º Passeio Ciclístico” no dia 30 de agosto, em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”

Em uma ação conjunta envolvendo a Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a prefeitura de Aracruz realizará seu primeiro passeio ciclístico para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento será realizado no domingo, dia 30 de agosto, a partir das 7h30 em frente à Praça da Paz.

Serão dois percursos, uma expedição com 47 km, sendo obrigatório o uso do capacete, e o outro o “percurso família”, com 16 km. A prefeitura disponibilizará uma ambulância e carros de apoio. O objetivo é estimular a adoção de comportamentos, estilos de vida e hábitos saudáveis, incentivar a prática regular de atividades físicas, e consequentemente, o abandono do cigarro.

Para participar a pessoa deve se inscrever acessando o formulário, preenchê-lo e enviar.

Dia Nacional de Combate ao Fumo


O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto. Foi criado pela Lei Federal 7.488 em 1986 e tem como objetivo intensificar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O tabagismo é considerado pela organização mundial de saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão do Ministério daSaúde que coordena o programa nacional de controle do tabagismo.

O programa visa a prevenção e cessação do uso do tabaco por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida mais saudáveis, e que contribuam para a redução da incidência da mortalidade por câncer e por doenças causadas pelo tabaco em nosso país.


Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Aracruz

 
Em Aracruz, o programa foi implantado em outubro de 2014 e suas primeiras unidades de saúde a iniciarem os grupos de apoio terapêutico ao tabagista (GATT) foram Guaxindiba e Jacupemba.Atualmente o município conta com 10 grupos em andamento.

 

Faça aqui sua inscrição 

Compartilhe em suas redes sociais: