Funcionários da Prefeitura de Aracruz estão participando do Empretec
Teve início no último sábado (19), o Empretec, um seminário de empreendedorismo que tem como objetivo avaliar e melhorar o comportamento empreendedor de seus participantes. A realização do Empretec no município é resultado da parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), e o Sebrae-ES. As 30 vagas para este seminário foram oferecidas gratuitamente para os funcionários da Prefeitura de Aracruz.
O Empretec traz um conjunto de dinâmicas, jogos e exercícios que estimulam o participante a avaliar e modificar o seu comportamento, frente aos desafios do mundo dos negócios. O Seminário é um dos principais programas para o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Com atuação em mais de 30 países, o programa treinou em 2007 aproximadamente 2.300 pessoas no Espírito Santo que tem sido o Estado que mais desenvolve este seminário.
De acordo com o funcionário da Semde, D’Artagnan Deliberto, cada secretaria indicou os participantes para se inscrever no Empretec e em seguida, eles participaram de uma entrevista para traçar o perfil dos empreendedores. “Este Seminário voltado para os servidores foi uma exigência da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), mas no mês de setembro será realizado o Seminário aberto para comunidade. Serão atendidos vários segmentos como artesãos, artistas, agronegócio, feirantes e padeiros”, afirmou.
O programa que tem duração de nove dias visa o aperfeiçoamento das características do comportamento empreendedor, como a busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, enfrentar riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento, persuasão e rede de contatos, além de independência e autoconfiança.
Inicialmente, o Empretec era um programa voltado para empreendedores que queriam abrir e/ou melhorar seu negócio, mas hoje está aberto para outros segmentos, como os órgãos públicos. O Empretec foi desenvolvido com base nos resultados de pesquisas e estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) para identificar os melhores meios de promoção do desenvolvimento de países, regiões e cidades em todo o mundo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento