Aracruz marca presença no IV Congresso Brasileiro de Publicidade

Depois do evento que aconteceu no início desta semana, o rumo da comunicação no Brasil já não será o mesmo. Com patrocínio das maiores redes de comunicação do país, o IV Congresso Brasileiro de Publicidade – “Criando o Futuro” (14 a 16/07) discutiu e elaborou metas e emendas para orientar os trabalhos no ramo, em aspectos variados. Como o município de Aracruz não poderia ficar sem representação no acontecimento que afeta diretamente a forma de ação na área, a prefeitura deslocou funcionários até o centro de eventos do World Trade Center, em São Paulo (SP), para discutir, junto aos grandes nomes da imprensa, aspirações e mudanças na rede de jornalismo, publicidade e marketing.
Com palestra de abertura do ex-Secretário Geral da ONU, e prêmio Nobel da paz, Kofi Annan, os profissionais de comunicação puderam mensurar as dificuldades do panorama mundial, no que diz respeito a riscos de conflitos nacionais e resolução de questões polêmicas entre países.
Entre outros assuntos comuns à política e soberania nacionais, Kofi Annan retomou o tema do congresso e comentou sobre o dever da publicidade nos dilemas morais de uma administração pública. “A publicidade deve educar os espectadores, e leitores, e dizer de forma sutil, o quanto a corrupção está errada. Nos dias de hoje, infelizmente, quanto maior a burocracia, maior será a corrupção. Quando precisamos de um simples papel, ou licença, sempre haverá uma mão estendida para a corrupção, com o objetivo de reduzir a fila dos trâmites legais. É isso que a publicidade, e a comunicação como um todo, deve combater”, afirmou.
Além do ganhador do prêmio Nobel (que conseguiu convencer lideranças políticas e econômicas da África a reduzir o preço dos remédios de tratamento da AIDS que assola o país), o IV Congresso Brasileiro de Publicidade contou com falas de Roberto Civita, presidente e editor da Editora Abril, João Roberto Marinho, presidente do grupo Globo, Judith Miller, jornalista, escritora e ganhadora de prêmios internacionais.
Para o coordenador de comunicação, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, as informações passadas no congresso serão de suma importância para otimizar os trabalhos no setor, agregar eficiência e atualidade às demandas da administração municipal. “Além de assembléias para discutir novos tipos de mídia e formas de instituir a comunicação como utilidade pública sem intervenção de censura, comissões reuniram-se para debater ‘Licitações Públicas e Concorrências Privadas’ e ‘eficácia no planejamento e compra de mídia’, que são assuntos de grande utilidade para quem administra um setor da municipalidade. As atualizações colocam a comunicação da prefeitura na frente e profetizam o sucesso da PMA, cada vez mais antenada no cenário da comunicação mundial”, explicou.
No IV Congresso de Publicidade, o deputado federal Milton Monte (PR) divulgou a criação de uma Frente Parlamentar da Comunicação Social para representar a classe em Brasília. No último dia do evento, o presidente do congresso, Dalton Pastore, apresentou a tese geral que contextualiza as diretrizes elaboradas para regulamentar os setores ainda carentes de orientação, na comunicação brasileira. A tese geral foi aprovada por unanimidade. O último congresso foi realizado há 30 anos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito