Reunião no gabinete de Ademar Devens define limpeza na boca da Barra

Publicado em: 15 de outubro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Reunião no gabinete de Ademar Devens define limpeza na boca da Barra

A pescaria na Barra do Riacho está garantida. Para limpar o assoreamento da boca da Barra e normalizar o trabalho dos pescadores artesanais do distrito, a Prefeitura de Aracruz vai manter o equipamento de sucção no local até que o estudo para a solução definitiva esteja concluído. A draga, que foi deslocada até o local na sexta-feira (10), vai tirar o excesso de areia do canal que liga o rio Riacho ao mar e cavar o calado necessário para a passagem das embarcações.

A decisão foi tomada ontem pela manhã, em reunião no gabinete do prefeito. Ademar Devens agendou o encontro para formular um acordo entre os pescadores e as empresas que utilizam o porto. Além de Câmara Municipal, associação e cooperativa dos pescadores, também estavam presentes representantes das empresas Aracruz Celulose, Portocel e Norsul.

A medida é paliativa, mas resolve o problema dos pescadores, já que a porta para o mar ficará aberta. De acordo com Devens, o estudo para resolver definitivamente essa questão já está a caminho. “Já temos propostas feitas para realizar a análise e executar a obra. Precisamos ouvir mais algumas para comparar preço, mas já estamos autorizados a contratar”, disse.

O estudo vai definir a melhor forma de construir um enroncamento na Barra para conter as águas e manter a passagem dos barcos liberada permanentemente. Como se trata de uma análise da movimentação dos sedimentos do fundo para traçar a trajetória da maré e encontrar o melhor local para levantar a barreira, o trabalho é demorado e leva de 08 a 12 meses para ser concluído.

Compartilhe em suas redes sociais: