Prefeitura de Aracruz dá início às formações continuadas a professores, equipes pedagógicas e psicossociais em 2025

Publicado em: 05 de fevereiro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Secom
Prefeitura de Aracruz dá início às formações continuadas a professores, equipes pedagógicas e psicossociais em 2025

 A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), deu início nesta semana, no Polo UAB, Centro, às formações continuadas destinadas a professores e equipes pedagógica e psicossociais em 2025. De segunda (3) a quarta-feira (5), a equipe de implantação do tempo integral oferece uma capacitação com apoio do ES em Ação. Nesses três dias, os profissionais vão aprender sobre temas importantes para a implementação desse modelo de ensino, incluindo as bases conceituais e pedagógicas e da tecnologia da gestão educacional.

  O objetivo é proporcionar aos profissionais conhecimentos que favoreçam a construção de um ambiente escolar inovador e alinhado aos ideais formativos. Nossos profissionais também participam de reflexões para aprimorar a qualidade do ensino em suas escolas. Além disso, foi destinado um período para aprofundamento nos princípios e conceitos da Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), macroplanejamento e operacionalização, visando uma aplicação eficiente nas unidades escolares por todos os envolvidos”, explicou a Especialista Pedagógica Adriana Mai.

  Participam dessa formação inicial professores, diretores, vice-diretores e pedagogos das escolas de tempo integral. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracruz em investir na formação dos profissionais da educação, garantindo que as escolas ofereçam um ensino de qualidade para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  Já na manhã desta terça-feira (4), a equipe psicossocial (PAS) da prefeitura participou de uma formação ministrada pela psicóloga da Semed Thais Silvestre Batista Cassaro. De início, foi feito um momento de leitura e reflexão para que os laços entre os profissionais possam ser estreitados durante os desafios deste ano. “Temos que propor mudanças em 2025, como a produção de dados quantitativos e qualitativos sobre nosso trabalho a ser realizado. Também precisamos implementar instrumentos que auxiliem no controle e monitoramento das demandas, para assim, consolidarmos nossas atribuições e atividades”, explicou Thais.

  Aos psicólogos e assistentes sociais também foi apresentado o documento orientador e suas principais mudanças, assim como o plano de ação, explicações sobre a troca do relatório trimestral pelo semestral, como se dará o planejamento semanal, os instrumentos de formalização, fluxos de demandas e ações para as próximas semanas.

  A secretária da Semed, Jenilza Spinassé, compareceu nas duas formações para deixar uma mensagem de incentivo e apoio a todos os servidores presentes nas formações. “Sabemos que o trabalho acontece no chão da escola, principalmente na sala de aula. A importância de vocês professores é algo que não conseguimos descrever. Sabemos que a gestão da escola é fundamental para ajudar a resolver as pendências, mas a ação do ensino e da aprendizagem está com vocês, professores. Nós temos uma meta no plano municipal de ampliarmos o número de escolas de Tempo Integral. Porém precisamos demonstrar evidências de que vale a pena investir nessa categoria de ensino. Vocês têm muita responsabilidade e nós temos a meta de atingir 100% de nossas escolas em tempo integral, e para isso vamos avançar um degrau a mais”, destacou.

  Para a equipe PAS, Jenilza lembrou que Aracruz é o município do estado com o maior quantitativo de equipes que atuam nessa área, e que a formação é um momento para alinhar as ações do trabalho. “Mais um ano chegou e eu torço muito para que nós consigamos desenvolver aquilo que está previsto. Que 2025 seja um marco nas nossas vidas e nas vidas de nossas crianças e adolescentes. Vocês fazem história. Somos o único município no estado com esse quantitativo de equipe PAS. Para esse sucesso acontecer é acreditar que o trabalho vai dar certo. Aproveitem esse momento, troquem ideias e tenham uma proposta de trabalho. O trabalho de vocês começou e não para mais. Sem clima escolar não temos condições de garantir a aprendizagem, o que é o nosso foco. Vocês existem para trazer o equilíbrio que precisamos. Sucesso!”, ressaltou.

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