PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ARACRUZ CONCORRE A PRÊMIO NOBEL DA EDUCAÇÃO
O melhor professor do mundo pode ser um brasileiro e da rede de ensino de Aracruz. Helder Guastti, professor de anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Mário Leal Silva, está no ranking dos 50 melhores docentes do “Global Teacher Prize”, considerado o “Prêmio Nobel da Educação”. Ele é o único brasileiro entre os 50 finalistas e foi selecionado entre 5 mil inscritos de 89 países.
A marca registrada de Helder são os relacionamentos afetuosos com seus alunos e o respeito pela individualidade deles, segundo a premiação. Além disso, no projeto “Como diz o outro…”, estudantes do quinto ano modernizaram contos populares brasileiros usando inteligência artificial para criar ilustrações. Essa ação rendeu o Prêmio Educador Nota 10 no eixo educação e tecnologia e o prêmio Educador do Ano de 2024. Já o Confabulando é um trabalho social de Helder. No espaço, ele realiza ações culturais de fomento à leitura.
“Estou sendo contemplado pelo trabalho realizado na escola e também o trabalho social que desenvolvo em meu Espaço de Leitura – Confabulando”, escreveu. “Nos tempos em que vivemos sinto que, mais do que nunca, é nosso dever social seguir valorizando a potência presente em nossa educação pública… Com muita teimosia e esperança.”
O Global Teacher Prize oferece US$ 1 milhão(cerca de R$ 5.892.400,00) ao vencedor. O objetivo é reconhecer o impacto das práticas desse educador na formação dos alunos e na comunidade. O professor vai participar de um evento em Dubai para os 50 finalistas, no dia 11 de fevereiro. Na semana de 10 a 13 de fevereiro será anunciado o grande vencedor.
A Secretaria de Educação reconhece e valoriza toda dedicação e compromisso do professor em buscar e aplicar metodologias inovadoras, tornando o ensino significativo e prazeroso, envolvendo todos os estudantes numa jornada diferenciada de descobertas e aprendizagens. Que o Helder seja inspiração para tantos outros educadores da nossa rede. Professor, estamos na torcida por você!, diz a secretária de Educação Jenilza Spinassé.
A educação é a luz que guia o caminho das futuras gerações, e é graças a educadores comprometidos como Helder Guastti que esse caminho se torna ainda mais brilhante, disse Jeesala Coutinho, Secretária de Governo, que destaca que a indicação do professor no "Prêmio Nobel da Educação" é um testemunho do impacto positivo que os educadores podem ter na vida de seus alunos e na sociedade como um todo. “Sua dedicação incansável e compromisso com a aprendizagem integral das crianças continuam a inspirar e transformar vidas, iluminando o caminho para um futuro mais justo e igualitário”.
O prefeito de Aracruz Dr. Coutinho parabeniza o professor e agradece pela dedicação e inovação da metodologia de ensino. “Somos muito gratos por todo o empenho em transformar para melhor a educação. Sem dúvida, é um orgulho muito grande para Aracruz este reconhecimento que você está recebendo. Essa indicação ao Nobel da Educação representa uma manifestação pelo importante trabalho realizado. Enquanto gestão acreditamos no poder de transformação que a educação de verdade é capaz de promover”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Especialista em economia ministra para setor público
- Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam grande momento de acolhida a seus estudantes
- Residencial Barra do Riacho: convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 55ª Chamada
- Prefeitura de Aracruz dá início às formações continuadas a professores, equipes pedagógicas e psicossociais em 2025
- Programa Bolsa Atleta
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 58ª Chamada
- Especialista em Inovação e Criatividade palestra a profissionais da educação
- Kits escolares estão sendo entregues
- Volta as aulas será dia 05/02