Comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Publicado em: 18 de outubro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Em 22 de outubro é comemorado o "Dia Internacional de Atenção à Gagueira", o tema da campanha 2008 é INTERVENÇÃO PRECOCE. Por isso, vários estados do País vão realizar palestras informativas em escolas particulares e públicas para pais e professores, enfocando a necessidade de um encaminhamento precoce nos casos de observação de alguma criança disfluente (distúrbio de linguagem em que o indivíduo repete sílabas ou faz longas pausas ao pronunciar palavras que é popularmente conhecida como gagueira ou gaguez).

As comemorações ao “Dia Internacional de Atenção à Gagueira” acontecerão do dia 19 a 26 de outubro. O município de Aracruz não poderia ficar às margens deste problema, por isso, a prefeitura em parceria com o Centro de Reabilitação Física de Aracruz (CREARA) disponibiliza atendimento com fonoaudióloga à população. O projeto ainda é recente no município, uma vez que, indivíduos que apresentassem quaisquer características de gaguez só teriam atendimento profissional em Vitória.

Segundo a coordenadora do CREARA, Marilene Guimarães Moreira Gregório, sempre é possível melhorar a gagueira, sem importar a idade do paciente ou a gravidade. “Apesar de ser um distúrbio de fluência, as conseqüências vão muito além da fala. A relação com os familiares, o convívio social, o desempenho escolar, o desempenho profissional e a saúde emocional podem ficar intensamente comprometidos devido à gagueira. Por isso, se o seu filho gagueja, não há por que esperar. Não existe idade mínima para se procurar ajuda profissional. Procure um fonoaudiólogo especializado em gagueira assim que os sintomas forem percebidos. O tratamento é muito eficaz se realizado precocemente e por um profissional especializado. A comunicação é um direito fundamental do ser humano”, explicou.

No CREARA o tratamento pode ser feito por Intervenção Precoce que é recomendado para crianças em idade escolar para diagnóstico e prevenção, mas já está tendo alguns frutos a partir do momento que sociedade, familiares e professores entendem melhor o que é gagueira. É feita uma avaliação junto à fonoaudióloga que determina o melhor tratamento a ser utilizado para aquele nível de gaguez que o paciente apresenta para que não se torne crônica. Por isso, são feitas orientações e recomendações aos familiares e professores para que saibam a forma adequada de cuidar dessas crianças sem que isso interfira na sua auto-estima. Ainda são feitos trabalhos com os pacientes utilizando-se de brincadeiras lúdicas e conseqüentemente trabalhando o nível de auto-estima, pensando na diminuição da sua disfluência.

Para a fonoaudióloga do CREARA, Dr.ª Alessandra Kruguel Sandre Cruz, na grande maioria dos casos, a gagueira inicia na infância. Ainda existe a crença errônea de que a gagueira resolve-se por si só e que nenhuma intervenção se faz necessária. “Muitas vezes, os pais são orientados a fazer de conta que nada está acontecendo, a 'esperar que passa' ou a pressionar o filho para falar sem gaguejar. Nenhuma dessas atitudes é, de fato, recomendada. Em boa parte dos casos, a gagueira regride espontaneamente em até um ano após o início dos primeiros sintomas. Entretanto, para algumas crianças, a tendência é que a gagueira persista indefinidamente e se torne crônica. Por isso, é recomendado que os pais procurem um fonoaudiólogo especializado em gagueira assim que o distúrbio surgir. O fonoaudiólogo avaliará a fala da criança e poderá estimar se é mais alta a probabilidade de a gagueira regredir espontaneamente ou de cronificar-se”.

O tratamento para adolescentes a partir dos 17 anos e adultos é diferente no CREARA, a fonoaudióloga utiliza dois programas: Programa de Promoção da Fluência e Programa de Modificação da Gagueira. Esses programas são de fonoaudiólogas renomadas nacionalmente e são utilizados de acordo com o nível e a seriedade de gagueira que o paciente apresenta. Mais informações sobre os serviços disponíveis, dias de atendimento clínico para os casos de gagueira e pacientes, acerca da gagueira em nosso município ligue 3256-6281 ou procure o CREARA que fica na Rua da Alegria, s/n, no centro de Aracruz, em frente a Praça São João Batista.

Compartilhe em suas redes sociais: