Secretaria de Meio Ambiente instrui moradores e turistas a não retirarem proteção das restingas

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da prefeitura de Aracruz vem cada vez mais intensificando seus trabalhos quanto à fiscalização, o cuidado e proteção da restinga na orla de Aracruz, principalmente durante a estação do verão, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Esse trabalho visa ainda coibir as atividades não autorizadas no município durante a temporada, conscientizando as pessoas sobre o uso das churrasqueiras, barracas, mesas e automóveis, tudo isso para não danificar a restinga.
Recentemente uma equipe da SEMAM percebeu que estacas de eucalipto colocadas em Barra de Barra e Praia dos 15, para impedir o acesso de carros em áreas de restinga, haviam sido retiradas. Tal atitude é condenável e coloca em risco a preservação dessa cobertura vegetal, que tem um papel importantíssimo de fixar areia e dunas e impedir assim, a erosão das praias.
Diante do ocorrido estas estacas foram recolocadas. No local ainda existem placas educativas informando sobre a necessidade de preservar o ambiente. Sendo assim, é muito importante que, tanto moradores quanto turistas respeitem e não retirem esse cercamento de eucalipto.
A restinga
A Restinga é compreendida como a vegetação costeira que se desenvolve na região da planície costeira. Trata-se de formações que contam em sua composição com arbustos e algumas árvores. Sua existência está atrelada à amenização dos efeitos das ressacas do mar no litoral.
Elas ainda conferem uma beleza significativa ao litoral, pois ela cria microclimas que amenizam o calornos locais nos quais se desenvolvem. Mas a principal questão relacionada às restingas é a importância que elas têm pela sua localização, sendo que a proximidade com o mar faz com que a vegetação da Restinga sirva como uma barreira que ameniza os efeitos ocasionados pelas dinâmicas do mar.
Sem a restinga os danos ocasionados pelas ressacas seriam maiores. A existência de vegetação nas areias evita também a formação de dunas, pois estabiliza os solos pelas raízes das plantas.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária