Aracruz tem assistência social garantida com o CRAS

Publicado em: 21 de outubro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
 Aracruz tem assistência social garantida com o CRAS

Todas as pessoas possuem necessidades, sejam crianças, idosos, mulheres e homens, deficientes ou não. Com as comunidades não é diferente e demandam atenção integral do poder público. A Constituição Federal colocou a assistência social, ao lado da saúde e da previdência social, como política integrante do sistema brasileiro de seguridade social. Por isso, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conhecido como “Casa das Famílias”, é a ferramenta capaz de garantir a atenção ao aracruzense necessitado.

Integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e desenvolvido pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o CRAS desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, além de acompanhar famílias e indivíduos contemplados pelo Programa Bolsa Família (PBF) e pelos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Este é o principal programa de proteção social básica, do SUAS.

De acordo com a coordenadora municipal do CRAS, Fernanda Gomes Lopes, no município de Aracruz existem três casas, localizadas nos distritos de Jacupemba, Vila do Riacho e Guaraná, onde são desenvolvidos os serviços do PAIF. “Nessas localidades e em suas áreas de abrangência, a população carente e em situação de risco social vai encontrar acompanhamento e apoio de profissionais de diversas áreas, além dos serviços de grupos sócio-educativos, oficinas e cursos de geração de trabalho e renda, visitas domiciliares. Tudo isso faz parte de uma estratégia de informação sobre os direitos sociais”, explicou.

Daniela Nunes Deoclécio dos Santos, que também é coordenadora do programa, detalhou a função da equipe que desenvolve as ações do PAIF, composta por assistente social, psicólogo, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais. “O assistente social e o psicólogo desenvolvem ações conjuntas no CRAS. O usuário ao procurar atendimento é acolhido pelos profissionais que realizam o cadastro familiar e verificam a necessidade. Se não estiver na alçada da assistente social, a equipe encaminha aos locais adequados. Desta forma o CRAS prioriza o trabalho em grupos e ações integradas com as famílias, ao invés de atendimento individual”, completou.

Nova assistência social

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Aracruz, Mayone Pontin da Rós, o ser humano é prioridade na casa das famílias, sejam assistentes sociais, psicólogos, educadores ou usuários. “É preciso capacitar cada vez mais os profissionais envolvidos e integrá-los na rede de proteção social para que exista uma nova assistência social, verdadeiramente pública e de qualidade. Só assim o CRAS pode ser um espaço de articulação com outras políticas públicas. É preciso que cada secretaria saiba o seu papel, e também os das demais, para encaminhar o usuário ao local correto e não deixá-lo sem definição sobre qual serviço procurar para conseguir solução”, afirmou.

A secretária disse ainda que ampliar os CRAS é fundamental, mas, para isso, é preciso que cada um assuma a responsabilidade. “Se houver conscientização mútua o cidadão só tem a ganhar e as boas notícias já estão por aí. O Governo do Estado aprovou a construção de um novo CRAS na sede de Aracruz, no bairro Itaputera, que também vai atender aos bairros Mutirão e Santa Luzia”, contou. A construção do CRAS da Sede (que ainda não tem uma unidade) tem previsão de início para novembro deste ano e inauguração para junho do ano que vem.

Serviço:

CRAS em Jacupemba: (27) 3275-1248. Av. Luiz Rossato, s/n. Atende também Mambrini, São José, Rio Francês, Córrego do Índio, Fazenda Laguna e Guaxima.

CRAS em Vila do Riacho: (27) 3250-9085. Av. São Benedito, 401. Atende também Barra do Riacho, Cachoeirinha, Assentamento, Fazenda Agril, Comboios e Brejo Grande.

CRAS em Guaraná: (27) 3276-1585. Rua Aurélio Alvarenga, 168. Atende também Córrego D'Água, Assombro, Ribeirão do Sapê, Ribeirão do Meio, Córrego Alegre, Três Irmãos e Ribeirão do Cruzeiro.

Mais informações sobre os serviços do CRAS, ligue (27) 3296-2135. Os atendimentos no CRAS são de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Compartilhe em suas redes sociais: