Equipe de Governo e servidores participam de consultoria de instalação da sala do empreendedor no município

Publicado em: 25 de abril de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O Consultor do SEBRAE, Sr. Beto Maciel fez uma bela apresentação aos participantes de tudo o que envolve a instalação, o funcionamento e as diretrizes da chamada “Sala do Empreendedor”
Equipe de Governo e servidores participam de consultoria de instalação da sala do empreendedor no município

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou nesta terça-feira (24/04), das 12h às 18h, no auditório da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros, uma consultoria de instalação da sala do empreendedor no município.

Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, seu Vice, Lúcio Zanol, além de todo secretariado municipal e servidores municipais. O Consultor do SEBRAE, Sr. Beto Maciel fez uma bela apresentação aos participantes de tudo o que envolve a instalação, o funcionamento e as diretrizes da chamada “Sala do Empreendedor”, um espaço que vem para incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e assim, facilitar a abertura de novas empresas, regularizando as atividade informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Beto Maciel começou seu discurso fazendo um alerta quanto a instalação desse espaço no município, que faz parte de um projeto coletivo, e que depende da atenção de toda liderança da equipe de governo e demais servidores. “Temos que nos estruturar. Após esse encontro trabalharemos por grupo. Se quisermos montar essa sala do empreendedor, temos que entender muitas coisas, nos informar e conhecer o que vêm antes. Trata-se de uma ferramenta para criar um ambiente favorável para a micro e pequena empresa, ou seja, temos que conhecer a Lei Complementar 123/06.

Também foram realizadas dinâmicas com os participantes. Entre elas, cada secretaria separou por meio de fichas, suas atribuições. Em seguida, essas fichas foram fixadas em um quadro. Nesse instante, Beto Maciel mostrou que a sala do empreendedor é a junção de todas essas atribuições, que juntas em um mesmo espaço físico, prestarão suporte ao empresário.

“Estamos falando de um local de informação, orientação e emissão de documentos necessários para a abertura, alteração e baixa de empresas. Lá também será oferecido capacitações para a manutenção e crescimento da empresa, por meio de parcerias. Outra ação para a Sala é oferecer novos mercados para os empresários locais, por meio das Compras Públicas municipais”, explica Beto.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz comemorou muito essa consultoria. “Achei ótimo tudo o que foi apresentado nessa palestra. Estamos desenvolvendo ações estratégicas com as demais secretarias com o objetivo de desburocratizar os trabalhos, criando facilidades para o empreendedor estruturar sua empresa e desenvolver seus negócios em um ambiente saudável, onde possa encontrar apoio para implementação e condução de suas ações”, completa.

Compartilhe em suas redes sociais: