Flores de Ipê Rosa viram adubo no canteiro da EMEF Abílio Correia de Amorim
A reutilização de matérias orgânicas é um dos pilares da agroecologia – uma forma de pensar agricultura e natureza numa perspectiva ecológica. Na EMEF Abílio Correia de Amorim, localizada no bairro São Marcos, tais práticas harmoniosas com o meio ambiente aparecem de forma simples, já que alguns funcionários viram nas flores caídas de um Ipê Rosa, uma oportunidade de deixar o canteiro da escola mais saudável.
“A gente chegava aqui e acompanhava a queda de flores em certa constância, e também a alegria das crianças, que coletavam e levavam para as salas. A sensibilidade dos profissionais de Serviços Gerais e da cozinha, no entanto, fizeram a diferença: ao limpar o pátio, acataram a ideia de colocar as flores na horta”, explica a pedagoga da escola, Elizabeth Vieira Borlini.
As flores dos Ipês que estão em meio ao pátio da escola aos poucos viraram adubo para as plantas da horta. Agora, Abacate, Mandioca, Couve, Cebolinha, além de flores, Aroeira, Manjericão e até um pequeno pé de Ora-pro-nóbis estão sendo fertilizados com flores.
“O plantio dessas espécies foi pensado no equilíbrio e controle do canteiro”, pontua a pedagoga, que ainda finaliza: “Mexer com planta e terra faz parte do meu viver”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável
- Aracruzenses têm acesso gratuito a medicamentos por meio da rede de Farmácias Básica e de Alto Custo
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz