Programa Eficiência Solidária trocará mais de 20 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em Aracruz

O Programa "Eficiência Solidária" da EDP do Espírito Santo, em parceria com a prefeitura de Aracruz, objetiva substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED entre os clientes residenciais das concessionárias de energia elétrica. A ação é voltada somente para os clientes “classificação residencial” da EDP em Aracruz, sem contar as pessoas de baixa renda, de áreas rurais ou comércio, categorias essas atendidas à parte pela EDP.
As pessoas que se enquadram na “classificação residencial” podem trocar, sem nenhum custo, até cinco lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por outras cinco de LED. Vale ressaltar que o morador não pode levar lâmpadas queimadas. Para esse procedimento não é necessário que seja o titular da conta. Basta ir até ao “LED truck”, um posto de troca fixo situado na Praça São João Batista (Matriz), das 9h às 17h, levar sua última conta de luz, classificação residencial em dia, o documento de identidade e fazer a troca.
Essa promoção teve início nessa segunda-feira (19/11) e prossegue até que as 24 mil lâmpadas disponíveis para o município de Aracruz sejam esgotadas. A previsão é que somente nesta segunda-feira (19/11) sejam trocadas aproximadamente 500 lâmpadas. Para atender a orla e distritos a EDP estuda disponibilizar postos deslocados. Para mais informações o cliente deve acessar o link https://edpes.eficienciasolidaria.com.br/. Esta é a 14ª edição do projeto em todo o Brasil, sendo a 3ª no Espírito Santo e a 1ª em Aracruz.
Lâmpadas LED x incandescentes x fluorescentes compactas
Trocar as lâmpadas é uma alternativa para reduzir bastante esse gasto. Existem três tipos de lâmpadas no mercado, sendo elas as incandescentes, as fluorescentes compactas e as de LED. Incandescente é o tipo mais comum e é a mais barata. A versão com 60 W, que é a mais vendida no país, gasta mais energia do que as outras opções para iluminar o mesmo ambiente.
A fluorescente compacta é mais econômica do que a incandescente porque a versão da fluorescente com 15 W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60 W. Isso significa uma economia de 75% na conta de luz. Seu preço é maior, mas se somados o preço da lâmpada mais o gasto de energia de um ano, a fluorescente sai quase três vezes mais barato.
Já a LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W. Mas estas vantagens fazem a lâmpada de LED custar bem mais. Dependendo do modelo, são quase R$ 30 de diferença entre ela e o modelo incandescente.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 63ª Chamada
- Arte: Vencedora do concurso Primeira Infância com Arte tem sua obra exposta em muro de escola
- Postos de combustíveis de Aracruz passam por vistorias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 17ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 63ª Chamada
- Vozes do Caps: jornal que mostra a transformação de vidas e renova a esperança dos usuários
- Estudantes da Educação Especial da Emefti "Eurípedes Nunes Loureiro" são contemplados com aquisição de jogos pedagógicos
- Prefeitura entrega obra que soluciona o problema dos alagamentos na região da Rodoviária e Praça da Paz
- Inscrições para o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (GEPT) no Ifes (EAD) se encerram dia 26
- Iª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz