5º Seminário de Agroecologia de Aracruz traz palestras, trocas de sementes e roda de conversa
A Secretaria de Agricultura da prefeitura de Aracruz, em parceria com a Fibria e com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou na última sexta-feira (26/11), no Parque de Exposição Rubens Pimentel, o 5º Seminário de Agroecologia de Aracruz. Cerca de 100 produtores rurais do município estiveram presentes no evento que ofereceu palestras, trocas de sementes e roda de conversa.
O Secretário de Agricultura, Renato Sobrinho, agradeceu a presença dos produtores e das parcerias que possibilitaram a realização de mais um seminário no município. “Muito obrigado ao Incaper e a Fibria, nossos parceiros que muito contribuíram para que nós pudéssemos levar conhecimento ao produtor rural de nosso município, que para mim, tem mais valor que o ouro. Esse sistema agroflorestal é um grande negócio e tem muita importância, principalmente para o pequeno produtor rural e para a agricultura familiar, que produzem durante todo o ano. Vocês vão aprender como enriquecer o solo gastando menos água. Por isso é importante a presença de cada um de vocês. Aproveitem a oportunidade e bom aprendizado”, comenta.
A primeira palestra oferecida aos agricultores foi proferida pelo biólogo Juã Pereira, que também é agricultor e Técnico de Sistemas Agroflorestais. De início foi passado um vídeo mostrando o trabalho que ele desenvolve em Brasília, onde em uma agrofloresta em seu sítio são plantados, a cada cinco metros, fardos de frutas e madeira, e no meio, são plantadas outras três linhas de hortas, que ficam entre os canteiros de agrofloresta.
“O foco do trabalho é a recuperação do solo por meio da produção de hortaliças e frutas. Temos que procurar um sistema para restaurar um ambiente que funcione, produza e que retorne. Os agricultores já fizeram um curso sobre o plantio e o hoje falaremos da comercialização, de que forma podemos trazer os produtos especiais da agricultura familiar da região para dentro da cidade de uma forma que consigamos valorizar o próprio produtor”, explica Juã.
Na sequência os agricultores puderam aprender sobre a Produção Agroecológica, com a palestrante Andressa F. Alves. Eles ainda participaram de uma mesa redonda onde fizeram encaminhamentos e trocas de sementes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Novo Olhar amplia cuidado com estudantes e leva atendimento oftalmológico a cerca de 3 mil estudantes
- 36ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Saúde apresenta a robô Maria Lis, nova aliada nas terapias de crianças da rede municipal
- Compra Direta de Alimentos amplia atendimento e prevê cerca de 230 Cestas Verdes por mês
- A Lente da Inclusão: formação capacita professores a ressignificar a prática na Educação Especial por meio da Arte e do Movimento
- Prefeitura de Aracruz orienta população sobre uso consciente da água
- Joema 2026 reúne estudantes de Aracruz em três semanas de competições esportivas
- 8ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- SAAE firma parceria para modernizar e ampliar Estação de Tratamento de Esgoto do Piranema
- Mutirão oferece 100 vagas para emissão de identidade em Aracruz