Projeto Cultural Tupinikim revitaliza memória comunitária, produz site e valoriza a língua Tupi
A Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (Aitupiapabra) realizou, em 2018, o Projeto Iakumã, Tronco Tupinikim. No dia 01/12, às 15h, na cabana de eventos da Aldeia Pau Brasil, será realizada comemoração de encerramento do projeto. Entre as atrações, já estão confirmados grupos de Dança dos Guerreiros, Coral Tupi, dança das peneiras, Grupo Entre Nações e Grupo Tupi Nhe’enga.
O projeto atuou em três frentes integradas: mobilização comunitária, produção de site e apoio ao núcleo de estudos da língua Tupi. Foram realizados dois seminários culturais com o objetivo de mobilizar a comunidade para participar do projeto, integrando rodas de conversas, onde foram rememorados os modos de vida as mudanças no cotidiano e no ambiente natural.
A produção do site tem como objetivo reunir informações, imagens, narrativas, atividades e notícias relacionadas à aldeia, à associação, à cultura Tupinikim e à língua Tupi. O site também é um lugar de registro dos relatos relacionados à memória e à cultura Tupinikim que foram coletados no decorrer do projeto e que venham a ser registrados futuramente.
O núcleo de estudos da língua Tupi é resultado do trabalho voluntário da professora Janaína Pereira Rosa (Iakumã), que compartilha seu conhecimento da língua Tupi com jovens e adultos da aldeia, além de trabalhar como professora de Tupi em escolas do Ensino Fundamental. Devido à sua forte participação na elaboração e na execução do projeto, este recebeu seu nome, sendo batizado como ‘Projeto Iakumã, Tronco Tupinikim’, numa referência à revitalização linguística como importante conquista para valorização da cultura Tupinikim.
O Projeto Iakumã é uma realização da Aitupiapabra e contou com a participação direta do presidente da associação Aldir Conceição Cruz, da vice-presidente Karina Francisco Soares e do tesoureiro Rafael Francisco Bof, o cacique Valdeir Almeida Silva também fez parte da equipe interna de execução do projeto. A elaboração e gestão executiva foi realizada pela jornalista e cientista social Raquel Lucena Paiva e pelo biólogo e gestor de projetos Nelson Barcelos Pereira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz