Emef Novo Irajá promove Momento Social com a Comunidade de leitores/Família na Escola

A leitura literária constitui uma experiência prazerosa que ilumina mundos de conhecimentos, proporcionando diferentes saberes, além de permitir a conexão com autores, personagens, tempos e lugares. É preciso dar oportunidade ao aluno de desfrutar da literatura e por meio dela refletir sobre o mundo e ampliar o repertório de linguagem.
Além disso é necessário contribuir para a formação de uma comunidade de leitores que possa falar a respeito dos livros que leram, compartilhando, defendendo ideias e refletindo sobre os próprios pontos de vista e os dos outros, para que, nesse intercambio, os alunos voltem a pensar e a aprofundar os contatos iniciais que tiveram com o texto.
A escola tem um papel fundamental na formação de leitores competentes, reflexivos, críticos e autônomos. Toda via, a escola por si só não consegue formar esse leitor. Sendo assim édeterminante que tudo aconteça dentro de um triangulo, escola - família - comunidade. Foi nesse sentido que nasceu o Projeto; Comunidade de Leitores/ família na escola, cuja culminância aconteceu nesta segunda-feira (26/11), com a participação em massa dos alunos e seus familiares.
Os convidados presentes viajaram no mundo maravilhoso da leitura com Elias José, Tatiane Belink, Cecilia Meireles entre outros, e cantaram com o Trem da Alegria de Jorge Aragão. Também visitaram a casa da vovó para apreciar a exposição de objetos antigos, além de apreciar, e se maravilhar com os trabalhos dos seus filhos desenvolvidos durante o ano. Os pais ainda aportaram na “Tenda Literária” para ouvir e contar histórias para os seus filhos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada