Emef Novo Irajá promove Momento Social com a Comunidade de leitores/Família na Escola
A leitura literária constitui uma experiência prazerosa que ilumina mundos de conhecimentos, proporcionando diferentes saberes, além de permitir a conexão com autores, personagens, tempos e lugares. É preciso dar oportunidade ao aluno de desfrutar da literatura e por meio dela refletir sobre o mundo e ampliar o repertório de linguagem.
Além disso é necessário contribuir para a formação de uma comunidade de leitores que possa falar a respeito dos livros que leram, compartilhando, defendendo ideias e refletindo sobre os próprios pontos de vista e os dos outros, para que, nesse intercambio, os alunos voltem a pensar e a aprofundar os contatos iniciais que tiveram com o texto.
A escola tem um papel fundamental na formação de leitores competentes, reflexivos, críticos e autônomos. Toda via, a escola por si só não consegue formar esse leitor. Sendo assim édeterminante que tudo aconteça dentro de um triangulo, escola - família - comunidade. Foi nesse sentido que nasceu o Projeto; Comunidade de Leitores/ família na escola, cuja culminância aconteceu nesta segunda-feira (26/11), com a participação em massa dos alunos e seus familiares.
Os convidados presentes viajaram no mundo maravilhoso da leitura com Elias José, Tatiane Belink, Cecilia Meireles entre outros, e cantaram com o Trem da Alegria de Jorge Aragão. Também visitaram a casa da vovó para apreciar a exposição de objetos antigos, além de apreciar, e se maravilhar com os trabalhos dos seus filhos desenvolvidos durante o ano. Os pais ainda aportaram na “Tenda Literária” para ouvir e contar histórias para os seus filhos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Novo Olhar amplia cuidado com estudantes e leva atendimento oftalmológico a cerca de 3 mil estudantes
- 36ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Saúde apresenta a robô Maria Lis, nova aliada nas terapias de crianças da rede municipal
- Compra Direta de Alimentos amplia atendimento e prevê cerca de 230 Cestas Verdes por mês
- A Lente da Inclusão: formação capacita professores a ressignificar a prática na Educação Especial por meio da Arte e do Movimento
- Prefeitura de Aracruz orienta população sobre uso consciente da água
- Joema 2026 reúne estudantes de Aracruz em três semanas de competições esportivas
- 8ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- SAAE firma parceria para modernizar e ampliar Estação de Tratamento de Esgoto do Piranema
- Mutirão oferece 100 vagas para emissão de identidade em Aracruz



