Secretaria do Meio Ambiente monitora incêndio em área de turfa no distrito de Santa Cruz
A fiscalização ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) está monitorando a situação da turfa que está em combustão desde o início do mês, numa área de mata no distrito de Santa Cruz. De acordo com o secretário da pasta, Edgar Allan Martins, a Semam vai continuar acompanhando a situação e em constante diálogo com o Corpo de Bombeiros.
“Nos últimos dias recebemos diversos relatos da situação. Na manhã desta sexta-feira (15) fomos até o local para uma vistoria, quando constatamos que se trata da queima de turfa, isto é, uma área com bastante matéria orgânica acumulada e de fácil combustão devido o intenso calor desta época do ano”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
O biólogo Fabrício Rosa ainda reforça que a turfa é um material orgânico que se forma a partir do acúmulo de folhas, cascas e troncos de árvores e que, devido ao calor, se torna uma área fácil para queimada. “O incêndio ocorre no subsolo, por isso é difícil conter. É uma área cuja o cúmulo de matéria orgânica acontece por milhares de anos. O caso no distrito de Santa Cruz inclusive é semelhante com a situação que ocorreu no município da Serra em 2017”, ressaltou.
Em casos de emergência a população pode entrar em contato com a Fiscalização Ambiental através do número: 27 9 9971-4462
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Novo Olhar amplia cuidado com estudantes e leva atendimento oftalmológico a cerca de 3 mil estudantes
- 36ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Saúde apresenta a robô Maria Lis, nova aliada nas terapias de crianças da rede municipal
- Compra Direta de Alimentos amplia atendimento e prevê cerca de 230 Cestas Verdes por mês
- A Lente da Inclusão: formação capacita professores a ressignificar a prática na Educação Especial por meio da Arte e do Movimento
- Prefeitura de Aracruz orienta população sobre uso consciente da água
- Joema 2026 reúne estudantes de Aracruz em três semanas de competições esportivas
- 8ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- SAAE firma parceria para modernizar e ampliar Estação de Tratamento de Esgoto do Piranema
- Mutirão oferece 100 vagas para emissão de identidade em Aracruz