Prefeitura presente em reunião para dialogar sobre o Mapa do Turismo no Espírito Santo

Publicado em: 25 de fevereiro de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A secretária de turismo e cultura de Aracruz participou da reunião em Linhares, junto a representantes de outros municípios que compõem a Região do Verde e das Águas
Prefeitura presente em reunião para dialogar sobre o Mapa do Turismo no Espírito Santo

Nesta segunda-feira (25) a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria e Turismo e Cultura (SEMTUR), esteve presente na reunião que dialogou sobre o Mapa do Turismo no Espírito Santo. O objetivo do encontro, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), é estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização junto ao sistema.

“O Mapa do Turismo no ES é uma ferramenta essencial para promover o município dentro do Estado, no país e também fora dele, além de ser uma das formas para captar recursos do Governo Federal”, explica a secretária de turismo e cultura, Flávia Cândida.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, está à frente destes encontros e chama atenção para a importância desta ação. “Vamos ao encontro dos gestores para trabalhar no sentido de fomentar a importância de os municípios terem o turismo como parte de suas administrações e o quanto isto pode valorizar a localidade e a região, gerando renda, estimulando o empreendedorismo e colaborando para crescimento do Estado”, reitera.

Regras
De acordo com as Portarias, cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal de turismo e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

As formas de comprovação dos critérios estão detalhadas nas Portarias. A Portaria do Ministério do Turismo também estabelece critérios para as regiões turísticas cuja comprovação cabe às Instâncias de Governança Regionais de Turismo.

 

Com informações do Governo do ES

Compartilhe em suas redes sociais: