Comunidade de Leitores: alunos do 1º ao 5º ano de Jacupemba aprendem e se divertem com contações de histórias

Seguindo o cronograma do Projeto Comunidade de Leitores, do Grupo de Mobilização da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), alunos do 1º ao 5º ano das escolas EMEF Profª Maria Inês Della Valentina e CMEB José Mambrini, ambas do distrito de Jacupemba, participaram na manhã e tarde desta sexta-feira (10/05), de uma animada sessão de contações de histórias.
Com muita animação e vibração os alunos acompanhavam a performance das Mobilizadoras Sociais e Contadoras de História Patrícia e Lorena. Histórias da literatura infantil, como a famosa Bela Adormecida, por exemplo, foram recontadas de forma criativa com uma adaptação para dias atuais, quando a princesa acorda 300 anos depois e tenta entender as tecnologias da era moderna, como telefones, celulares e máquinas digitais.
“A empolgação dos nossos alunos é algo muito grande, que vem de fora. Quando uma história é muito bem contada, ela deixa qualquer uma feliz. A forma que essas contações são feitas aumenta e muito o interesses pela leitura e pelas histórias. Por mais que esses contos da literatura infantil sejam antigos, sempre se acha uma novidade, principalmente com essas adaptações”, explica a Diretora Regiane Ravani Jorge da EMEF Profª Maria Inês Della Valentina.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Comunidade de Leitores
O projeto Comunidade de Leitores tem como principal objetivo transformar a escola em um espaço no qual a leitura faça parte da rotina dos alunos de forma prazerosa, não sendo destinado apenas aos educandos, pois envolve também a transformação dos modos de ler de professores, além de aproximar os demais funcionários da escola, envolver os próprios pais, jovens e adultos da comunidade nesse “clima leitor”. A escola torna-se, assim, um centro de leitura e um lugar de encontro entre leitores. Por isso o título do projeto: “Comunidade de Leitores”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Vozes do Caps: jornal que mostra a transformação de vidas e renova a esperança dos usuários
- Estudantes da Educação Especial da Emefti "Eurípedes Nunes Loureiro" são contemplados com aquisição de jogos pedagógicos
- Prefeitura entrega obra que soluciona o problema dos alagamentos na região da Rodoviária e Praça da Paz
- Inscrições para o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (GEPT) no Ifes (EAD) se encerram dia 26
- Iª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz
- Aracruz mais Cidadania da Pesca
- Aracruz avança na municipalização do trânsito com celebração de Convênio com o Detran
- Obra de Infraestrutura da região da Rodoviária e da Praça da Paz será entregue nesta quinta-feira (13)
- Inscrições do Processo Seletivo “Projeto Partiu IF” se encerram no próximo domingo (16)
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 16ª Chamada